Retrospectiva traz medidas adotadas em diversos setores para modernizar o agro e garantir o abastecimento de alimentos. Confira abaixo!
Em 2020, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) dedicou boa parte de suas ações aos esforços para minimizar os efeitos da pandemia do Novo Coronavírus. Desde os primeiros meses, foram planejadas medidas para garantir o abastecimento de alimentos para a população e diminuir os impactos sobre a renda dos produtores rurais.
Apesar da pandemia, o ano terminou com o setor agropecuário obtendo um bom desempenho, com aumento das exportações, ampliação de mercados e previsão de safra recorde de grãos.
Também houve aumento de recursos para o Plano Safra, ampliação do seguro rural e medidas para desburocratizar o acesso ao crédito rural. Também tiveram destaque neste ano programas de assistência técnica e a regularização fundiária, que avançou, com a entrega de mais de 65 mil títulos.
- Starbucks: lucro cai 62,4% no 1º tri fiscal de 2026; receita supera previsão
- Com Selic mantida a 15%, produtor é forçado a buscar novas alternativas de crédito rural
- Justiça garante alongamento de dívida rural e impõe derrota ao Banco do Brasil no Maranhão
- Produtores europeus acusam acordo Mercosul de liberar mercado da UE para alimentos “tóxicos”
- Pecuária de cria em Mato Grosso é impulsionada por exportações recordes e alta do bezerro
Em 2020, o Brasil continuou a ampliar seu potencial agroambiental, com novos programas e ações que garantem a produção sustentável. Serviços essenciais para os produtores foram digitalizados e modernizados.
Acompanhe, no link abaixo, a Retrospectiva das ações do Mapa em 2020. 
Fonte: MAPA