Mapa anuncia habilitação de 11 novas plantas frigoríficas para exportação

Missão russa fortalece a relação de confiança entre as autoridades sanitárias entre os dois países e reforçam o compromisso do Brasil em manter o alto padrão de qualidade e segurança de seus produtos agropecuários

A missão de inspeção, a primeira desde 2015, a estabelecimentos brasileiros de carne bovina e de aves pelo Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Federação da Rússia (Rosselkhoznadzor), concluiu, em dezembro corrente, a inspeção de seis plantas produtoras de carne de aves e cinco de carne bovina.

A delegação russa passou por seis estados brasileiros e pelo Distrito Federal. No início e no fim do roteiro, houve reuniões técnicas com representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) e da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Além de frigoríficos, foram visitados estabelecimentos de criação de bovinos e aves, e laboratórios oficiais, apresentando os controles sanitários de uma ponta a outra da cadeia produtiva.

As exportações brasileiras de carne bovina e carne de aves para o mercado russo, que em 2022 somaram US$ 278 milhões e representaram 15,4% da pauta brasileira, continuaram a crescer em 2023. Entre janeiro e outubro deste ano, o fluxo comercial já alcançou US$ 250 milhões, atingindo 22,2% do total das exportações brasileiras para a Rússia.

A missão fortalece a relação de confiança entre as autoridades sanitárias do Brasil e da Rússia e reafirma o compromisso do Brasil em manter os mais altos padrões de qualidade e segurança em seus produtos agropecuários. O diálogo contínuo com países importadores é essencial para que os produtos do agronegócio brasileiro continuem a ganhar espaço no mercado internacional.

Ministro Fávaro pede apoio a Lula para habilitar novos frigoríficos à China

“Não sabemos quem serão os habilitados, mas pedi para que o presidente Lula faça ligação para presidente da China, disse que é um momento importante para que faça essa intervenção”, afirmou Fávaro em audiência pública na Câmara dos Deputados. “Ele já se comprometeu, pediu ao embaixador para que providencie a ligação ao presidente chinês para fazer essa atuação”, completou o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, durante audiência pública na Câmara dos Deputados.

A expectativa com as habilitações cresceu com a vinda de uma missão técnica da China para auditar 18 plantas brasileiras. A visita estava programa para ocorrer a partir desta semana, mas a viagem foi adiada em alguns dias, apurou a reportagem. Os técnicos da Administração-Geral de Alfândegas do país asiático (GACC, na sigla em inglês) chegarão ao país no sábado, dia 9, e iniciarão as auditorias na segunda-feira, dia 11 de dezembro.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM