Mapa adota procedimento para receber ave de estimação proveniente do Líbano

O pássaro pertence a uma garota que chegou com a família no sétimo voo de repatriação da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na tarde de terça-feira (22), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) recebeu no Aeroporto Internacional de Guarulhos uma ave de estimação proveniente do Líbano. O pássaro pertence a uma garota que chegou com a família no sétimo voo de repatriação da Força Aérea Brasileira (FAB), que está trazendo brasileiros ao país.

Até aquela tarde, 16 cães e gatos já haviam desembarcado em Guarulhos nos voos de repatriação. O Brasil manteve a flexibilização das regras para entrada de pets, prática adotada sempre que há necessidade de permitir o ingresso de forma emergencial de animais no país, como em repatriação de brasileiros ou recebimento de refugiados diversos, evitando que essas pessoas se vejam obrigadas a se separar de seus animais.

O adiamento da lei antidesmatamento e suas implicações 

As unidades da Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), em conjunto com a Coordenação de Trânsito e Integração Nacional de Cargas e Passageiros, adotarãoprotocolo especial para animais de estimação provenientes do Oriente Médio seguindo as diretrizes do Departamento de Saúde Animal.

O procedimento alternativo permite que tutores ingressem sem a apresentação imediata de documentos exigidos em condições normais, como certificados e atestados. Os procedimentos alternativos são aplicados de forma distinta para cada espécie animal envolvida.

No caso dessa ave, as autoridades brasileiras optaram por manter o animal em isolamento para que seu comportamento e eventual apresentação de sintomas de doenças possam ser observados. Também foi coletado material para alguns exames a serem feitos no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Campinas (SP). Apenas depois do período de isolamento e do acesso aos resultados dos exames o pássaro deverá ser liberado à família.

Com esses cuidados, o Mapa busca preservar os rebanhos e plantéis nacionais, considerados modelo por parceiros internacionais, sem abrir mão da solidariedade com pessoas em situação emergencial.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM