Manifestantes de direita que não concordam com o resultado das eleições invadiram prédios de Brasília neste domingo
Manifestantes de direita que não concordam com o resultado das últimas eleições presidenciais invadiram o prédio do Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) neste domingo (8). A invasão —transmitida em lives por bolsonaristas– teve início por volta das 15h e, até as 17h30, a situação não havia sido controlada. A polícia lança bombas de efeito moral e de gás lacrimogêneo para desocupar os prédios dos Três Poderes.
A invasão começou após a barreira formada por policiais militares na Esplanada dos Ministério, que estava fechada, ter sido rompida. O Congresso Nacional foi o primeiro a ser invadido, com os manifestantes ocupando a rampa e soltando foguetes. Depois eles quebraram vidro do Salão Negro do Congresso e danificaram o plenário da Casa.
Após a depredação no Congresso, eles invadiram o Palácio do Planalto e o STF. No Supremo, quebraram vidros e móveis.
Imagens mostram que o efetivo de policiais militares que estava nas proximidades do Congresso Nacional usou sprays de pimenta em uma tentativa, sem sucesso, de conter os manifestantes que entoavam palavras de ordem golpistas.
Vídeos postados nas redes sociais registram a entrada dos manifestantes no Planalto. Eles conseguiram passar pelas barreiras da Polícia Militar do Distrito Federal.
Vidraças da sede do Congresso foram quebradas. Os bolsonaristas patriotas alcançaram o Salão Verde da Câmara dos Deputados, área que dá acesso ao plenário da Casa.
Os policiais também usaram bombas de efeito moral na tentativa de conter os participantes do ato antidemocrático. Até a última atualização desta publicação, a Polícia Militar ainda não havia se manifestado sobre a invasão.
Lula decreta intervenção na capital
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decretou hoje (8) intervenção federal no Distrito Federal até 31 de janeiro. “Vamos descobrir quem são os financiadores desses vândalos que foram a Brasília e todos eles pagarão com a força da lei”, disse Lula em um pronunciamento à imprensa.
O presidente está em Araraquara, no interior de São Paulo, onde foi acompanhar as áreas atingidas pelas fortes chuvas. Ele voltará mais tarde a Brasília para visitar as instalações atingidas pelos manifestantes.
A qualquer momento mais informações
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.