Exposições simultâneas mostram vitalidade, beleza e impacto que a raça traz para o setor no Brasil. Grande geradora de emprego, ela movimenta milhões!
A raça Mangalarga mostrou toda a sua vitalidade, nesse último fim de semana de junho, com a realização de três exposições simultâneas em diferentes regiões do país. No estado de São Paulo, ocorreram as mostras de Jacareí e Mococa, enquanto no Mato Grosso do Sul, aconteceu a exposição de Paranaíba.
Em depoimento veiculado nas redes sociais da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga, o presidente Luis Augusto de Camargo Opice destacou a movimentada agenda da raça na atual temporada, ressaltando que este é um momento muito especial para aquele que é conhecido como o Cavalo de Sela Brasileiro.
“Nós tivemos 237 animais sendo julgados simultaneamente nesse fim de semana em três diferentes exposições. Isso mostra o bom momento vivido pela raça Mangalarga, que vem registrando um crescimento extraordinário tanto no número de expositores e animais em suas exposições, como na presença do público que vêm prestigiando esses eventos.”
Promovida pelo Núcleo Mangalarga da Grande São Paulo, atual campeão do Ranking de Núcleos da ABCCRM, a Exposição de Jacareí aconteceu entre os dias 28 e 30 de junho, nas dependências do Agrocentro, o novo recinto da Fapija (Feira Agropecuária e Industrial de Jacareí). O evento contou com a participação de 104 animais, expostos por 17 conceituados criatórios mangalarguistas, que foram avaliados nos quesitos marcha, dinâmica e morfologia pelo jurado Emerson Luiz Bartoli.
A Exposição de Mococa aconteceu, por sua vez, nos dias 28 e 29 de junho, na pista do Parque de Exposições José André de Lima (Expoam). A mostra, que marcou a segunda passagem da raça pelo município na atual temporada e contou com a participação do jurado Benedito Carlos da Silva, teve a presença em pista de 61 animais, expostos por 20 ativos criatórios dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Já a Exposição Mangalarga de Paranaíba foi um dos destaques da Expopar (Exposição Agropecuária de Paranaíba), uma das principais feiras do agronegócio de Mato Grosso do Sul. A participação da raça no evento, que este ano chegou à sua 57ª edição, aconteceu entre os dias 28 e 30 de junho, proporcionando ao público da região uma oportunidade ímpar para conhecer a marcha, a funcionalidade e a beleza zootécnica características do cavalo Mangalarga.
- Tétano em equinos: conheça os riscos, formas de prevenção e tratamento
- Conheça os campeões e melhores cavalos de puxar de vaquejada do Brasil
- Cafame Roxa AD se torna a mais valorizada do Quarto de Milha, atingindo R$ 17 milhões
- Monte Sião Haras arremata campeã Go Girl Toro LM por R$ 12 milhões e bate recorde do Quarto de Milha
- Monte Sião Haras conquista três prêmios no maior Campeonato de Vaquejada do país
Realizada pelo Núcleo de Criadores da Alta Noroeste, com o apoio do Sindicato Rural de Paranaíba (SRP), a Exposição de Paranaíba aconteceu na pista central do Parque de Exposições Daniel Martins Ferreira. Contou-se com a participação de 17 conceituados criatórios sul-mato-grossenses e paulistas. No total, 72 animais participaram do julgamento conduzido pelo jurado Geraldo Santos Castro Filho.
Com cerca de trinta mostras previstas para acontecer na atual temporada, o Circuito de Exposições da Raça Mangalarga viverá seu ponto alto no próximo mês de setembro, quando acontecerá a 41ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga, na cidade paulista de São João da Boa Vista/SP. Responsável por eleger os Grandes Campeões Nacionais de 2019, o evento também contará com uma diversificada programação com disputas funcionais, provas sociais, leilões e uma série de atrações para toda a família.
Fonte: Cavalus