Integra Zebu tem como objetivo incentivar a recuperação de pastagens degradadas em todo o Brasil por meio da adoção dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP).
Uma das realizadoras do Dia de Campo do programa Integra Zebu em Canápolis (MG) no dia 16 de fevereiro, juntamente com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e a Emater-MG , a Embrapa Cerrados terá como palestrante a pesquisadora Giovana Maciel, que apresentará o tema “Manejo e manutenção da pastagem”. O evento é aberto ao público e será realizado na Fazenda Capão Grande, a partir das 12h30.
Desenvolvido pela ABCZ em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Embrapa, a Epamig, Emater-MG e outras entidades públicas e privadas, o Integra Zebu tem como objetivo incentivar a recuperação de pastagens degradadas em todo o Brasil por meio da adoção dos sistemas de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Iniciado em 2020, o programa já foi aprimorado em mais de 60 propriedades de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Tocantins.
Giovana Maciel explica que, como muitos dos produtores atendidos pelo programa são de pequeno porte, a pastagem é reformada ou geralmente sustentada com o plantio do milho para silagem em consórcio com o capim, obtendo-se o pasto formado após a colheita do milho.
“Após a reforma ou renovação do pasto, é necessária a manutenção para que ele não entre novamente em processo de degradação. No Dia de Campo, vamos falar sobre as boas práticas agrícolas, como manejar o pasto por altura, a obtenção de nutrientes do solo para que o capim tenha vigor de rebrota e continue produtivo por mais tempo”, diz a pesquisadora. “Se essa manutenção for feita intencionalmente, o pasto novo pode ficar degradado em um ano. Temos visto isso acontecer com frequência”, observa.
O Dia de Campo também contará com o relato do produtor Thiago Tosta, a apresentação dos extensionistas da Emater-MG Vicente Barbosa e Guilhermina Severino (Histórico da produção leiteira em Canápolis e da Unidade Demonstrativa); e da rodada de perguntas e respostas sobre ILP e reforma de pasto com Fernando Franco, gerente regional da Epamig Oeste.
Fonte: Embrapa
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.