Manejo de cocho: o sucesso do confinamento!

Aumentar a eficiência na gestão de alimentos em um confinamento é aumentar a margem de lucro, a técnica apresentada garante maior lucratividade do sistema.

Quando se fala em confinamento de bovinos de corte, um dos grandes objetivos que se tem buscado é ser cada vez mais eficiente na compra e venda dos animais, compra de insumos, otimização e uso das dietas, desenvolvimento e adoção de novas tecnologias para melhorar a eficiência e o manejo da fazenda. Falando mais específico sobre manejo, ele representa um dos principais pontos que temos de oportunidades, já que está nas nossas “mãos” e que podemos fazer toda diferença “dentro de casa”.

Principalmente em anos mais difíceis, precisamos ser ainda mais eficientes para obtermos o retorno esperado do capital investido. Entre os principais custos do confinamento está o custo da dieta, que sem considerar o custo da @ comprada, representa em média 80% do custo de produção. Em muitos casos, quando não se dá a atenção necessária ao manejo, temos chances de não observar as oportunidades de ganhos ou os riscos de perdas na produção.

A Professora Dra. Gabriella Varga da Penn State University fala que: “o sucesso da dieta é 80% manejo e 20% do computador que gerou essa dieta”. Isto deve se ao fato de que, para que a dieta formulada pelo computador/nutricionista seja a mesma ingerida pelos animais, temos vários processos envolvidos e que precisam ser executados de forma eficaz.

Bovinos De Corte: Manejo De Cocho

O manejo de cocho em confinamentos tem entre os principais objetivospromover o consumo ideal da dieta para obter a melhor eficiência dos bovinos e por consequência trazer a maior rentabilidade. A eficiência alimentar é influenciada pelo ganho de peso e consumo dos animais, que pode ser afetado por perdas de dieta (desperdícios).

Alimentar os bovinos de corte em excesso pode resultar em desperdícios e redução no aproveitamento da dieta. Restrições alimentares maiores que o ideal pode resultar em redução do desempenho e não aproveitar o potencial de ganho de peso dos animais.

Existem vários tipos de manejo de cocho aplicados atualmente no Brasil. Nós da Cargill Nutrição Animal, dividimos os manejos em 3 tipos:

  • Manejo de Cocho Ad Libitum (à vontade)
  • Manejo de Cocho com Restrição
  • Manejo de Cocho Limpo, sendo este subdividido em 2 estágios: Convencional e Avançado.

Manejo De Cocho Ad Libitum

No Manejo de Cocho Ad Libitum o fornecimento de dieta é realizado à vontade, ou seja, o objetivo é que os cochos não fiquem sem dieta em nenhum momento. Normalmente é utilizado em situações em que não se tem a possibilidade de coletar e utilizar informações no dia-dia, principalmente com relação a quantidade de dieta ofertada. A correção do fornecimento é definida conforme observação da quantidade de dieta disponível no cocho pelo “tratador” durante o dia, mantendo dieta disponível o tempo todo.

Quando os bois são alimentados à vontade a oscilação de consumo é maior, sendo mais complicado ajustar a quantidade a ser fornecida, dificultando a programação operacional. Além de promover pior eficiência no aproveitamento dos alimentos, temos maior ocorrência de sobras e maior risco de problemas metabólicos. Normalmente, utilizam-se dietas com maior nível de fibra e menos energéticas.

Manejo De Cocho Com Restrição

No Manejo de Cocho com Restrição o fornecimento de dieta é restrito. Alimentação restrita tende a melhorar a conversão alimentar, sendo nível ótimo de consumo entre 90-95% da ingestão a vontade (não restrita). Normalmente é utilizado em categorias de bovinos de corte em fase de crescimento.

Para que este tipo de manejo seja realizado é necessário que haja um excelente controle de dados e alta precisão no fornecimento diário. Caso o consumo real seja aquém do necessário, o ganho de peso pode cair e deixamos de aproveitar o potencial de desempenho dos bovinos. Neste tipo de manejo é muito importante que seja revisado o número de bois por curral e espaço de cocho por cabeça. É fundamental ter espaço para todos os animais consumirem ao mesmo tempo, devido ao fornecimento de quantidades menores de dietas e os cochos ficarem por vários períodos do dia vazios.

Manejo De Cocho Limpo

O Manejo de Cocho Limpo é o tipo de manejo que utilizamos em vários clientes e buscamos permanentemente o aperfeiçoamento de suas técnicas de forma a obter os melhores resultados e uma maior praticidade. Este manejo trouxemos dos EUA de experiências adquiridas na criação e aplicação do Manejo de Cocho em confinamentos próprios, de clientes e junto a instituições de pesquisa, tudo isso alinhados ao conhecimento e as experiências da equipe Nutron/Cargill, empresa pioneira em confinamentos de Bovinos de corte no Brasil.

No Manejo de Cocho Limpo a sobra ideal que se busca é de resquícios de dieta, com fundo do cocho aparente e até mesmo com pontos úmidos (lambidos), indicando que os bois terminaram de comer a pouco tempo. Outro fator importante que preconizamos no Manejo de Cocho Limpo é o comportamento dos animais. Existe o interesse de comer para maioria do gado no momento do trato, no entanto, o gado não come muito por muito tempo, dentro de 10 a 15 minutos muitos dos bovinos estão satisfeitos e vão tomar água ou simplesmente descansar.

Convencional

No formato convencional, realiza-se uma leitura de cocho antes do início do fornecimento, normalmente as 6h da manhã, temos um bom controle da quantidade de dieta fornecida e são realizadas análises da eficiência de tratos, curva de consumo, comportamento dos bois entre outros. Na definição da leitura de cocho a equipe deve entender muito bem quais são as fases de consumo dos animais confinados e quais notas de correção aplicar, para isso é muito importante que se conheça o histórico de cada lote.

Avançado

No formato avançado, além da leitura de cocho das 6h da manhã é realizada uma ou mais leituras noturnas. Esta leitura noturna é de extrema importância justamente para monitorar quanto tempo os animais têm dieta disponível no cocho e se estão permanecendo algum tempo com cocho vazio. Neste manejo, o ajuste de fornecimento a ser realizado é definido a partir de um procedimento que chamamos de “tomada de decisão”. Neste procedimento é realizada avaliação de cada lote confinado (lote-a-lote), analisando as características do lote, fase de consumo, histórico de consumo e de leituras de cocho.

Leia também:

Além disso, os ajustes de fornecimentos são realizados de forma diferente, tendo como principal diferencial o ajuste de sobras, garantindo com que em praticamente nenhum momento ocorra perda de dieta. A limpeza de cocho é realizada somente das sobras que os animais não vão consumir. O cálculo de ajuste é realizado com base na quantidade estimada de dieta que sobrou no cocho, sendo este em kg e não em porcentagem como é feito na maioria dos demais tipos de manejos de cocho.

Abaixo alguns protocolos de gerenciamento de cocho sugeridos (IOWA State University, 2015):

  • Leia cada cocho no mesmo horário todos os dias – antes da alimentação matinal
  • A dieta deve ser fornecida dentro de uma janela de 15 minutos diariamente para otimizar o desempenho
  • Mantenha a consistência da qualidade e quantidade de alimentos durante todo o comprimento do cocho
  • Estabelecer quantidade padrão para aumentar (ou diminuir) alimentação oferecida.
  • Normalmente, isso equivale a 4% -6% de mudança de ingestão de matéria seca, mas apenas a cada terceiro dia
  • Forneça diretrizes e padrões de gerenciamento de cocho por escrito para todos os funcionários para garantir tomada de decisões consistentes nas leituras de cocho

Outros pontos fundamentais são manutenção preventiva das máquinas e equipamentos, aferição e calibração de balanças, treinamento e definição das funções de cada funcionário da equipe e comunicação entre todos envolvidos.

Técnicas e procedimentos existem para que consigamos explorar o máximo desempenho e eficiência dos animais confinados. O Manejo de cocho ideal deverá ser compatível com as condições e objetivos de cada propriedade, características dos bovinos, ingredientes, gestão, estrutura e equipe.

Fonte: NUTRON

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM