Após secas, produção de cana-de-açúcar deve cair 9,4% e somar um total de 593 milhões de toneladas, prevê o Datagro.
As secas constantes que ocorrem nas regiões produtoras de cana-de-açúcar provocaram aumento não só de queimadas, mas também de doenças. De acordo com a Orplana, houve uma disseminação da murcha, uma praga que até então tinha baixa incidência, especialmente nos canaviais da região Centro-Sul do país.
A preocupação foi levantada durante painel na 24ª Conferência Internacional Datagro sobre Açúcar e Etanol, realizada nesta segunda-feira, 21, em São Paulo.
O presidente da Datagro, Plinio Nastari, chamou atenção aos desafios desta safra. Além das secas, houve o plantio tardio e as chuvas irregulares, que impactaram negativamente o rendimento das lavouras.
Com base nesse panorama, a consultoria prevê uma queda de 9,4% na produção de cana-de-açúcar para 2024/2025, totalizando 593 milhões de toneladas. Como consequência, a produção de etanol deverá sofrer uma retração de 1,2% para 33,18 bilhões de litros. O açúcar também deve sofrer uma baixa de 8,8% e somar 38,7 milhões de toneladas, segundo a Datagro.
Além disso, há uma projeção de aumento nos custos de produção dos em 9,1% em relação ao período anterior, “principalmente devido à perda de produtividade agrícola”.
Fonte: Agro Estadão
VEJA TAMBÉM:
- Comissão aprova política nacional para aumentar rebanho bovino de pequenos produtores
- Produtores de trigo estão atentos ao clima
- Projeto proíbe o governo de fazer acordo que imponha barreira ambiental a exportações
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.