Causa da morte está sendo investigada pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, suspeita é intoxicação alimentar dos bovinos.
Mais de 50 animais da raça Nelore amanheceram mortos na última terça-feira (13), na Fazenda Pica-Pau, comunidade rural do município de Tanhaçu (100 quilômetros de Vitória da Conquista) que faz fronteira com a cidade de Brumado.
Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Luiz Brito, gerente regional da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) na cidade de Barra da Estiva, declarou que as causas da morte do rebanho ainda são desconhecidas, mas existe a suspeita de intoxicação alimentar com ração a base de milho e caroço de algodão, que atingiu o gado mais novo, bezerros machos e fêmeas.
“É um caso grave por não sabermos claramente o que está acontecendo. Isso tem assustado os criadores da região, mas esperamos esclarecer o caso o mais rápido possível”, disse o gerente da Adab, que contará com o apoio da regional de Brumado, tendo o veterinário Clemente Fernandes Alves à frente das investigações.
Outra hipótese seria uma possível descarga elétrica natural com as chuvas dos últimos dias na região. Amostras da ração balanceada e dos animais afetados serão encaminhadas para análises de laboratório e só então é que se poderá ter uma confirmação real do que ocasionou as mortes.
Não é a primeira vez que esse tipo de intoxicação, vamos relembrar um caso que teve repercução nacional no último ano.
Mais de mil cabeças de gado morrem em confinamento
Botulismo é confirmado nas mortes em confinamento
Raio mata bois em confinamento
Adapta do Achei Sudoeste