Apesar do progresso mais lento em comparação com anos anteriores, os analistas da Datagro consideraram positivo o aumento.
De acordo com o levantamento realizado pela Datagro Grãos até o dia 5 de abril, a comercialização da safra 2023/24 de soja no Brasil atingiu 41,6% da produção esperada.
Embora o ritmo de vendas tenha aumentado em 8,4% neste mês, ele permanece abaixo dos 43% registrados no mesmo período do ano passado e muito distante do recorde de 71,5% da safra 19/20.
Apesar do progresso mais lento em comparação com anos anteriores, os analistas da Datagro consideraram positivo o aumento nas negociações em abril, especialmente dada a valorização dos preços da soja e a necessidade de recursos para a compra de insumos para as futuras safras.
“O ritmo melhor dos negócios ficou dentro de nossa expectativa, pois a valorização dos preços foi confirmada, além de absorver a alavancagem de recursos para a compra de insumos da safra de inverno e da safra 2024/25”, comenta Flávio Roberto de França Junior, economista e líder de conteúdo da Datagro Grãos.
Considerando a estimativa atual de produção de 146,3 milhões de toneladas, os produtores brasileiros já negociaram 60,9 milhões de toneladas de soja até a data analisada. No mesmo período do ano passado, esse volume de produção negociado era maior tanto em termos relativos quanto absolutos, atingindo 68,9 milhões de toneladas.
Safra 2024/25: negociações iniciais tem ritmo lento
As negociações para a safra 2024/25 de soja também começaram, porém, estão seguindo um ritmo lento.
Até o dia 5 de abril, apenas 2,7% da produção estimada havia sido negociada, marcando um avanço mensal de 1,4 ponto percentual.
Contudo, esse volume ainda está abaixo da média dos últimos anos e muito distante do recorde de 19,9% da safra 2020/21.
A Datagro prevê uma safra de soja de 160,5 milhões de toneladas para 2024/25, o que representaria um aumento de 9% em relação à safra atual.
Milho
A comercialização da safra de milho de verão de 2023/24 no Centro-Sul ganhou velocidade em abril. Até 5 de abril, 19,9% da produção prevista já havia sido vendida, um aumento de 8,4 pontos percentuais em comparação com o período anterior.
Apesar desse avanço, o ritmo de vendas ainda está abaixo da média dos últimos anos.
Quanto ao milho de inverno na mesma região, a comercialização da safra estimada em 81,9 milhões de toneladas atingiu 19,5%, em comparação com os 14,4% registrados no levantamento anterior.
VEJA TAMBÉM:
- Oportunidade única: Fazenda em ótima região vai a segunda fase de leilão com 35% de desconto
- Polícia recupera tratores furtados avaliados em R$ 1 milhão
- Consumo de café solúvel cresce 5,3% no 1º trimestre, diz Abics
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.