Maioria dos navios de café ficam parados em maio, gerando perdas de até R$ 600 milhões

Infraestrutura deficiente impacta o fluxo de embarques

As exportações de café do Brasil estão enfrentando sérios desafios logísticos, especialmente nos portos. Eduardo Heron, diretor técnico do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), destacou em entrevista os problemas de infraestrutura que estão prejudicando o fluxo de embarques, com ênfase no porto de Santos, o maior da América Latina, responsável por cerca de 70% das exportações de café do país.

Heron apontou que a capacidade portuária está esgotada, não só em Santos, mas também em outros portos brasileiros. Isso leva a atrasos nas operações dos navios e à lotação dos pátios dos terminais portuários. Esses atrasos têm causado prejuízos significativos aos exportadores, com perdas estimadas em aproximadamente 119 milhões de dólares (cerca de 600 milhões de reais) em maio de 2024.

A CeCafé está se esforçando para estabelecer um diálogo com autoridades públicas e transportadoras marítimas para reduzir os atrasos nos embarques. A Autoridade Portuária de Santos tem mostrado interesse em resolver esses problemas logísticos, mas a solução requer investimentos significativos em infraestrutura, especialmente para cargas conteinerizadas, que não têm acompanhado o crescimento das exportações.

Os desafios persistem além do primeiro semestre de 2024. Com o aumento das exportações previsto para o segundo semestre, incluindo mais café e outras cargas como algodão, a situação pode se agravar. Embora o Brasil tenha exportado um recorde de 4,4 milhões de sacas de café em maio, a necessidade de investimentos e melhorias na infraestrutura portuária é urgente para manter o fluxo das exportações.

A CeCafé está buscando soluções em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e outros atores do setor. Sem melhorias substanciais, os desafios logísticos podem impactar ainda mais as exportações brasileiras de café no futuro próximo.

Escrito por Compre Rural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM