Chegou ao país nesta quinta-feira, 19, o NADA, considerado o maior navio boiadeiro do mundo. Ele deve embarcar 15 mil boi no porto de Vila do Conde!
O Brasil é considerado o segundo maior exportador de gado vivo, entretanto a pandemia acabou dificultando este mercado. Agora, com a retomada das atividades, o país tem a honra de receber o maior navio do mundo, o NADA, projetado para embarque de animais vivos, que possui 201 metros de comprimento por 32 de largura e capacidade para 30 mil bois. Ele foi construído a quase 28 anos atrás, no ano de 1993, e está navegando sob bandeira da Panama.
O Navio atracou ontem, 19, no Porto de Vila do Conde, no estado do Pará. Desta vez, segundo informações preliminares, estão previstos para serem embarcados cerca de 15.000 boi gordos com destino ao novo mercado, neste seguindo, que o Brasil cativou.
O Porto de Vila do Conde está localizado na região Ponta Grossa, no município de Barcarena, no estados do Pará, à margem direita do Rio Pará a uma distância fluvial de 55 km da capital Belém. Está integrado ao Complexo Portuário Industrial de Vila do Conde.
Sua área de influência é representada pelos municípios de Barcarena, onde se localizam as indústrias Albras e Alunorte, razão de ser do porto, de Oriximiná e Paragominas, também no Pará.
Segundo as informações obtidas com exclusividade pelo Compre Rural, o maior navio boiadeiro, o NADA, será o responsável pela primeira venda de Gado Vivo ao Vietnã. Este país era, até então, um cliente cativo da Austrália.
A mega embarcação boiadeira foi construída a muitos anos, mas é o maior navio para transporte de bovinos vivos, com uma capacidade de carga de 27629 toneladas, essa embarcação chama atenção por onde passa.
Onde está o navio?
O transportador de gado NADA está atualmente localizado na ECSA – Costa Leste da América do Sul na posição 1 ° 32 ‘34.357 “S, 48 ° 47’ 34.368” W, conforme relatado pelo Sistema de Identificação Automática Terrestre de Transporte Marítimo em 2021-08-19 03:35 UTC (1 dia, 15 horas atrás).
A embarcação está atualmente no porto VILA DO CONDE, BR após uma viagem de 3 meses, 8 dias com origem no porto CARTAGENA, ES.
O Navio proporcionou ao Porto de Santos, no Brasil, o recorde no embarque de gado vivo, com um embarque em 2017 de mais de 27 mil cabeças. Esse foi o mais demorado, mais debatido e emocionante embarque. Nos últimos dias o Navio retornou ao Brasil e quebrou recorde novamente.
Conheça o Navio NADA:
- Como o Biochar está ajudando a NetZero a alcançar metas climáticas ambiciosas
- STJ decide: recuperação ambiental pode afastar indenização por dano – entenda como isso impacta o produtor rural
- Sebrae Minas vai conectar cafeicultores ao mercado e a tendências de inovação e sustentabilidade durante a SIC
- Soja em Chicago tem manhã estável; leia a análise completa
- Nespresso reforça seu compromisso com a cafeicultura regenerativa na SIC 2024
O Navio proporcionou ao Porto de Santos, no Brasil, o recorde no embarque de gado vivo, com um embarque em 2017 de mais de 27 mil cabeças. Esse foi o mais demorado, mais debatido e emocionante embarque. Nos últimos dias o Navio retornou ao Brasil e quebrou recorde novamente.
O Mercado de Bois Vivos
O comércio de gado vivo, ou gado em pé, é de suma importância para o mercado pecuário e para economia do Brasil. entretanto, muito se diz a respeito do bem estar animal e regras de segurança. As operações de embarque passam sempre por rigorosos protocolos de inspeção, por parte do ministérios e órgãos competentes. Mas sim, existe risco como em qualquer outra atividade.