Pela primeira vez em Belo Horizonte, a feira será aberta oficialmente no dia 21 de junho e terá a presença de diversas autoridades, dentre elas o vice-governador, Antônio Andrade, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento João Cruz Reis Filho
Faltando 13 dias para o início da Megaleite 2016 (Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite), que pela primeira vez acontecerá em Belo Horizonte (MG), o evento já contabiliza recordes. A raça Girolando participará com 767 animais inscritos, superando o ano de 2012 quando concorreram 751 exemplares. As inscrições para as competições da raça na feira foram encerradas ontem (07/06/16), permanecendo aberta apenas a inscrição de animais para os dois leilões que serão promovidos pela Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.
Considerada a maior feira da pecuária leiteira do Brasil, a Megaleite está agendada para o período de 21 a 26 de junho de 2016, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte (MG). A entrada é gratuita. O evento contará em sua programação com as principais exposições das raças Girolando, Gir Leiteiro, Holandês, Jersey, Pardo-Suíço, Guzerá Leiteiro e Guzolando. A expectativa é de que 1.600 animais participem das competições da 13ª Megaleite. A primeira disputa será o Concurso Leiteiro da raça Gir Leiteiro e terá início no dia 19 de junho. Já o julgamento na pista do Parque da Gameleira começa no dia 22 com a raça Girolando.
A abertura oficial do evento será no dia 21 de junho, a partir das 8h, com a presença de diversas autoridades, dentre elas o vice-governador, Antônio Andrade, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento João Cruz Reis Filho, e os deputados estaduais da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia de Minas Gerais. Durante a solenidade serão homenageados criadores e profissionais do setor que contribuem para o avanço do setor. Na sequência, a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia de Minas Gerais fará uma audiência pública sobre a pecuária leiteira.
A Megaleite também terá em sua programação oito leilões, agendados para o período de 20 a 25 de junho. Para o público infantil, a feira será uma oportunidade para conhecer o dia a dia do campo. Cerca de 3 mil alunos de escolas públicas e particulares, com idade entre 06 e 14 anos, deverão passar pela Minifazenda da Megaleite nas visitas monitoradas e organizadas pela AgroTour.