Agrishow 2022, maior feira do agronegócio do país, deve ocorrer em abril deste ano, em Ribeirão Preto, seguindo os protocolos de segurança sanitária
Após um intervalo de três anos, a Agrishow voltará a ser realizada em Ribeirão Preto (SP), de 25 a 29 de abril de 2022, com estandes abertos e com adequação de banheiros, restaurantes e demais instalações. O comunicado feito em agosto passado foi comemorado por empresários, autoridades e produtores rurais, que enxergam na feira uma oportunidade de fazer bons negócios. “Vamos investir o que for necessário para ter uma feira que atenda a todos os protocolos sanitários para garantir a segurança de expositores e visitantes”, disse o presidente da Agrishow, Francisco Maturro.
A data já era a prevista para a feira quando foi anunciado o cancelamento da edição de 2021 por conta da pandemia de Covid-19. Em 2019, ano da última edição da Agrishow, o evento recebeu cerca de 800 expositores e 159 mil visitantes de diversos países. Foram movimentados R$ 2,9 bilhões em negócios, superando em 6,4% o volume registrado em 2018.
O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), comemorou o retorno da Agrishow. “Ficamos dois anos sem a realização da feira, e essa reunião tem como objetivo alinhar com toda a cadeia envolvida, os primeiros passos para a realização. Recebemos expositores e visitantes do Brasil e do mundo, e temos que estar totalmente preparados para receber essas pessoas durante o evento”, disse Nogueira.
Para retomada da feira, serão promovidas adaptações exigidas para o momento pós-pandemia, como informou Francisco Matturro, presidente da Agrishow. “Essa reunião é o começo de uma mobilização para que a feira possa acontecer com toda a sua grandeza. Todos os protocolos de segurança sanitária serão cumpridos, não podemos ter os mesmos tipos de banheiros, os mesmos formatos de restaurantes, e para isso precisamos nos adaptar e resolver grandes problemas nesse sentido”, explicou o dirigente.
O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Itamar Borges, encerrou a reunião comentando a relevância da retomada do evento para os setores do agronegócio e da agricultura, além de outros setores envolvidos com a Agrishow. “Ressalto aqui que a realização da feira movimenta também setores dos hotéis, bares, restaurantes, comércio e outros tantos setores. Nesse sentido, a volta da Agrishow é marcante e histórica para Ribeirão Preto e para o país, pois o agro movimenta a economia do Brasil”, finalizou o secretário.
No ano passado, a feira ocorreria entre os dias 27 de abril e 1º de maio e foi remarcada para 26 e 30 de abril de 2021. Posteriormente, a organização anunciou a nova data para junho deste ano, que também foi cancelada.
A última Agrishow, em 2019, movimentou R$ 2,9 bilhões (6,4% a mais que a feira anterior) e recebeu 159 mil visitantes. O destaque foi o setor de equipamentos para irrigação, com alta de 35% nas vendas. Máquinas de grãos, café, cana e frutas registraram alta de 5% nos negócios e o setor de pecuária aumentou 4%. Já as vendas do setor de armazenagem caíram 13% na comparação com o evento de 2018.
Como inscrever-se para a Agrishow 2022?
As inscrições para a edição 2022 do evento ainda não estão disponíveis, você pode ficar atualizado sobre as novidades através do site do evento, clicando aqui.