Maior demanda de soja eleva liquides e prêmio de exportação no Brasil

Os preços da soja em grão subiram no mercado doméstico. A alta nas cotações também esteve atrelada a menor produção nacional.

A maior demanda, sobretudo externa, impulsionou as negociações envolvendo soja no mercado brasileiro na última semana.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário elevou os prêmios de exportação no País, que voltaram a operar em patamares positivos – isso não acontecia há oito meses.

Pesquisadores do Cepea ressaltam, ainda, que a valorização do dólar frente ao Real deixou as commodities brasileiras mais atrativas aos importadores.

Nesse contexto, os preços da soja em grão subiram no mercado doméstico. A alta nas cotações também esteve atrelada a dados indicando menor produção nacional.

Entre a primeira estimativa da Conab para a temporada 2023/24 (divulgada em out/23) e a mais recente (deste mês), o corte foi de 15,48 milhões de toneladas.

Agora, o volume é projetado em 146,52 milhões de toneladas, 5,2% abaixo do colhido na safra passada e 0,23% inferior ao previsto no relatório anterior (de março).

Fonte: Cepea 

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM