
Médico veterinário formado na primeira turma pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ciro foi titular da Cabanha São Marcos, fundada em 1941.
O médico veterinário e pecuarista Ciro Manoel de Andrade Freitas morreu neste sábado, 16 de janeiro, aos 77 anos; a causa da morte não foi divulgada. Ciro deixa a esposa Lilly e os filhos Ciro, Christina, Carmela e Mariana. O sepultamento ocorreu na tarde deste sábado em Alegrete, RS, cidade onde nasceu.
É com profundo pesar que a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) comunica o falecimento de Ciro Manoel de Andrade Freitas, ocorrido neste sábado (16/01). O sepultamento será realizado hoje (16), às 17 horas, na Funerária Angelus em Alegrete (RS). Assim como a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), lamentou o ocorrido em nota.
Freitas era médico veterinário formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e produtor rural, sendo criador de bovinos, ovinos e equinos. Proprietário da Cabanha São Marcos, localizada em Alegrete (RS), era um grande incentivador das raças Hereford e Braford.
Aos 76 anos, deixa a esposa Lilly do Canto Freitas e os filhos Ciro Manoel Canto de Freitas, Christina Canto de Freitas, Carmela Canto de Freitas e Mariana de Freitas Caminha.
Em 2019, Ciro Manoel de Andrade Freitas foi homenageado pela Câmara Municipal o “Diploma de Reconhecimento” ao ser o patrono dos Festejos Farroupilhas em Alegrete, representando o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

- Trump anuncia taxa de 10% para produtos brasileiros
- Agronegócio bate recorde com 28 milhões de pessoas atuando no setor em 2024
- Resiliência às mudanças climáticas deve guiar investimentos na agricultura, avalia coalizão de ONGs e empresas do agro
- Governo vai lançar programa para apoiar produtores rurais indígenas
- Produção de soja no Matopiba deve registrar um crescimento anual de 11% na próxima década
A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos rioulos (ABCCC), em nota de pesar publicada em seu site, conta que Ciro Manoel de Andrade Freitas foi um dos primeiros e mais importantes jurados da entidade, participando ativamente de inúmeros Freios de Ouro e exposições morfológicas, além de presidente do Conselho Deliberativo Técnico (CDT).
O Sindicato Rural de Alegrete usou suas redes sociais para se manifestar sobre o falecimento de Ciro Manoel de Andrade Freitas. “Em nome da Diretoria e funcionários do Sindicato Rural de Alegrete, manifestamos nossos sentimentos à família enlutada”, diz a nota.