Lupion diz que pedirá convocação de ministro para explicar invasão de terra no PR

A federação da Agricultura do Paraná alerta para insegurança jurídica e violência na região oeste do estado.

O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP-PR), disse, em um vídeo compartilhado no WhatsApp, que pretende pedir a convocação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para explicar na Câmara dos Deputados a atuação da Força Nacional contra as invasões de propriedades rurais no oeste do Paraná por indígenas. Na sexta-feira, 6, houve um conflito entre indígenas e integrantes da Força Nacional no município de Terra Roxa.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faep) engrossou as críticas. Em nota, disse que o pedido de audiência com Lewandowski seria encaminhado nesta segunda-feira, 9, “para cobrar medidas enérgicas do governo federal na região oeste do Paraná”.

Boi gordo em setembro – o que esperar?

 O presidente interino do Sistema Faep, Ágide Meneguette, cobrou ação do governo federal. “Há tempos estamos alertando para a escalada da violência na região. Precisamos de medidas urgentes e enérgicas”, disse.

De acordo com a Faep, indígenas que estavam na propriedade rural invadida desde julho, “tomaram um fuzil de um agente da Força Nacional, deixando o capitão ferido”. A Federação alerta que a região convive com invasões pois, apesar de muitos produtores rurais terem conquistado a decisão judicial de reintegração de posse, as execuções não têm ocorrido, “gerando total desrespeito à lei e trazendo insegurança jurídica aos produtores rurais”, diz em nota.

Fonte: Agro Estadão

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM