Lula vai à Índia para ampliar comércio e cooperação bilateral

Lula viaja à Índia para ampliar o acordo Mercosul-Índia e fortalecer exportações de açúcar e óleos vegetais. Veja os impactos para o agronegócio e economia.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta terça-feira (17) para a Índia em uma agenda voltada ao fortalecimento das relações comerciais e estratégicas entre os dois países. Na capital indiana, Nova Deli, o presidente será recebido pelo primeiro-ministro Narendra Modi. A visita ocorre como retribuição à viagem do líder indiano ao Brasil durante a Cúpula do Brics, em julho de 2025. Esta será a quarta viagem de Lula ao país e a segunda no atual mandato. Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), Brasil e Índia mantêm parceria estratégica desde 2006, com cooperação em áreas econômicas e tecnológicas.

Entre os resultados esperados está o avanço das negociações para ampliar o acordo comercial entre o Mercosul e a Índia, além da assinatura de uma declaração conjunta sobre cooperação digital e a ampliação do prazo de vistos de turismo e negócios, de cinco para dez anos.

Comércio entre Brasil e Índia

Em 2025, o comércio bilateral entre os dois países superou US$ 15 bilhões. Entre os principais produtos exportados pelo Brasil estão petróleo bruto, açúcar, óleos vegetais e minério de ferro. Durante a agenda no país asiático, Lula também participará da Cúpula de Inteligência Artificial, no dia 19 de fevereiro, e de fóruns empresariais com a presença de mais de 300 empresas brasileiras.

Os debates devem envolver temas como minerais estratégicos, transição energética, saúde, agricultura familiar e inovação.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM