A inauguração da fábrica de fertilizantes, sediada em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro, contou com a presença de autoridades políticas e do agronegócio; confira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou presença nesta quarta-feira (13) na inauguração de um complexo industrial de produção de fertilizantes em Minas Gerais. O evento, sediado em Serra do Salitre, no Triângulo Mineiro, contou com a presença de autoridades políticas e do agronegócio.
Lula enfatizou o potencial agrícola do Brasil e a importância de avanços tecnológicos para impulsionar o setor. “Quase imbatível devido ao alto grau de investimentos em ciência, tecnologia e genética“, afirmou o presidente durante o evento.
O presidente destacou a segurança alimentar como prioridade estratégica, declarando que “não existe arma de guerra mais valiosa que o alimento“. Ele ressaltou a necessidade de o Brasil se tornar autossuficiente na produção de fertilizantes, especialmente após a crise na Ucrânia, que evidenciou a importância desse insumo.
Em crítica ao histórico de fechamento de fábricas de fertilizantes, Lula mencionou o “complexo de vira-lata” no Brasil, enfatizando a necessidade de fortalecer a produção nacional desse insumo. Com um investimento de US$ 1 bilhão por parte da EuroChem, a nova planta terá capacidade para produzir 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano até 2025, representando cerca de 15% da produção nacional.
Além do presidente, estiveram presentes no evento o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro.
A participação de Lula em eventos voltados para o agronegócio faz parte da estratégia do governo de melhorar o diálogo com esse setor estratégico para a economia brasileira.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.