Lixo de mineradoras, borrachão é destaque como tábuas em currais

Uso das esteiras transportadoras de minério, inteiras ou em fitas, ganha destaque pelo Brasil; produto é mais barato e dura muito mais que madeira

Não é de hoje que você temos visto por aí o uso das esteiras transportadores de minério, mais conhecida como borrachão. Essas esteiras de borracha são usadas para fazer o transporte do minério extraído pelas mineradoras, que depois de um determinado tempo são descartadas e vão parar no lixo, mas recentemente caiu nas graças de produtores rurais por todo o Brasil. Muito usado para fazer cochos para a alimentação do gado em confinamentos agora também tem seu uso empregado em currais, substituindo as tábuas de madeira.

Um dos fatores que levaram ao uso das tábuas de borracha foi o seu custo, bem menor comparando-se a madeira, além de ser sustentável e mais durável, pois no interior do material há cordoalhas de aço que aumentam a sua durabilidade e força para suportar os impactos gerados pela movimentação dos animais dentro do curral.

Quem faz esse trabalho em Nova Xavantina, Mato Grosso há cinco anos é o Seu Júlio Ribeiro Soares Filho. Ele nos conta que faz cochos para confinamento, cochos de arrasto, cocho sobre rodas. “Eu tiro as fitas com até 50 metros de comprimento, com 15 centímetros de largura para substituir as tábuas. Uma coisa muito interessante é que ela saí muito mais barato que uma tábua de madeira, é resistente ao tempo e cupins, além da sua resistência ser bem maior, pois ela contém cabos de aço no seu interior”. Seu Júlio ainda brinca que os “bois batem e voltam”, se referindo a resistência e elasticidade do produto.

Veja um curral com tábuas de borrachão construído pelo Seu Júlio:

Tábuas de borracha para o curral

Nós também conversamos com o médico-veterinário e especialista no assunto, Fernando Loureiro da Rubber Tank Bebedouros, que nos deu várias dicas interessantes sobre o uso do produto – “Aqui na empresa nós chamamos de Rubber Tábuas, pois cortamos na medida que o produtor pretende usar na reforma ou construção do curral, facilitando sua utilização. Comercializamos elas por m², normalmente a largura do rolo mede 1 metro, logo o pecuarista tem a opção de escolher 2 “tábuas” de 50 cm, 4 de 25 cm. Entretanto a grande maioria pede por 6 peças de 16,50 cm, padrão de tábua para currais.”

Fernando também diz que deixa a escolha para o pecuarista, levando os rolos completos, onde a corte ocorre na própria fazenda. “Nós recomendamos sempre usar as esteiras de borracha mais grossas, com espessura acima de 2 centímetros e com aço entremeado, para dar maior resistência maior durabilidade, ela fica muito mais firme, resistentes e se assemelha mais com as tábuas de madeira.”

Fernando salienta que a reutilização dessas tábuas ajuda a tornar o setor agropecuário ainda mais sustentável, já que o propósito inicial de servir como transporte de minério, e agora, após o descarte é dado um novo uso para algo que seria um problema ambiental. “Na fazenda vai ter uma durabilidade muito grande, além de ter um custo menor diante dos preços de tábuas de madeira de lei usada na confecção da maioria dos currais pelo Brasil.”

O curral é sem dúvidas um dos locais mais importantes de uma fazenda. O borrachão é indicado para condições extrema de impacto e resistência a abrasão. Excelente custo beneficio, material sustentável, de alta durabilidade (resiste a sol e chuva), fácil de instalar e higienizar, não machuca o animal gerando um maior desempenho na hora do trato. A substituição das tábuas gerará conforto animal, evitando lesões de carcaça que ocorrem quando o animal esbarra na estrutura de madeira.

Confira mais algumas fotos do uso do borrachão em currais:

Lixo de mineradoras, borrachão é destaque como tábuas em currais 2
Foto: Foto: Júlio Ribeiro Soares Filho
Lixo de mineradoras, borrachão é destaque como tábuas em currais 1
Foto: Júlio Ribeiro Soares Filho

Outros usos para o borrachão

Outros usos para o borrachão
Foto: Júlio Ribeiro Soares Filho
Outros usos para o borrachão
Foto: Júlio Ribeiro Soares Filho
Outros usos para o borrachão
Foto: Júlio Ribeiro Soares Filho
Outros usos para o borrachão
Foto: Júlio Ribeiro Soares Filho
Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM