Livro inédito mostra como administrar o risco dos preços pecuários e apresenta um passo a passo descomplicado de como a “trava do boi” funciona
Lygia Pimentel, diretora executiva da Agrifatto, lançou o livro “Administre o risco de preços pecuários: um guia prático para o hedge de sucesso”. A publicação traz o passo a passo para que o pecuarista amplie o uso de tecnologias financeiras e mitigue o risco de preços.
Para Maurício Palma Nogueira, coordenador do Rally da Pecuária, o livro é transformador e é endereçado aos pecuaristas – “Este livro é um divisor de águas, o primeiro escrito com foco na pecuária e adaptado para os novos tempos. Melhor ainda é endereçado àqueles que poderão usá-lo no dia a dia de suas atividades”.
A obra é resultado de mais de uma década dedicada a aliar a utilização das ferramentas financeiras e a análise de mercado em prol da proteção das margens na pecuária. Segundo a autora, havia “a necessidade de trazer luz ao tema, ressaltando a importância do conhecimento, planejamento adequado e aplicação da ferramenta correta para cada empresa rural, de modo que o pecuarista possa utilizá-las de acordo com sua realidade individual”, comenta a autora.
- Veja o touro que surpreendeu à todos!
- Touro Nelore valoriza e chega a quase R$ 2 milhões
- 60% dos pecuaristas em atividade vão desaparecer em 20 anos
- Cota de touro Nelore é vendida por mais de R$ 1 milhão
- Raçador Backup: Touro Nelore nos deixou há três anos
- TOP 10: Melhores Touros Nelore de 2018
“Tenho para mim que, ao estarmos perto de pessoas competentes, desfrutamos de um aprendizado contínuo. Ao ler essa publicação, com conteúdo profundo, mas organizado de forma leve, é com se estivéssemos próximos de quem sabe muito sobre o tema proposto” – finalizou Maurício.
Na publicação a autora desafia: “Se eu dissesse que é possível vender o boi da safra do ano que vem 50% acima dos preços da safra deste ano, você diria que é uma boa oportunidade?“
Ponto alto da publicação é o capítulo sobre planejamento estratégico, onde a autora compartilha o “Guia de hedge Agrifatto”, através do qual, “como um mapa mental, qualquer investidor pode nortear-se para escolher a melhor ferramenta para seu negócio”, define a autora.
Além da parte técnica, Lygia também discorre sobre a psicologia envolvida nas negociações, cuja compreensão pode levar à execução de negócios mais vantajosos, especialmente em momentos de turbulência.
“Gerir o risco sobre algo de que não se tem controle é extremamente desejável, especialmente em sistemas intensivos de produção, afinal o imprevisível acontece todos os dias”.
Lygia Pimentel
Fundadora e diretora executiva da AgrifattoAlém da parte técnica, Lygia também discorre sobre a psicologia envolvida nas negociações, cuja compreensão pode levar à execução de negócios mais vantajosos, especialmente em momentos de turbulência.
Ao final da leitura, o pecuarista irá entender a importância da união entre o diagnóstico econômico da empresa, a análise de mercado e a análise do perfil do investidor. “Assim, estará pronto para avançar com sucesso na administração de risco de preços pecuários”, acredita Lygia.
A publicação tem 324 páginas, teve coordenação editorial de jornalista especializada em agronegócio, Flávia Tonin e pode ser adquirida no site, clicando aqui.