Limão-taiti não é limão de verdade?

Aquela frutinha verde, redonda, sem sementes, azeda e que a gente usa para tanta receita, chamada de limão-taiti, é na verdade, uma lima ácida.

Você conhece o ditado: se a vida te der limões, faça uma limonada. Entretanto, e se a vida não te der limão, ou ao menos, não limões de verdade? Aquela frutinha verde, redonda, sem sementes, azeda e que a gente usa para tanta receita é chamada de limão-taiti, porém, na verdade, trata-se de uma lima ácida.

Um dos “pais” do taiti, o limão-galego também é uma lima. O outro “pai” é o limão siciliano, aquele amarelo, com gominhos nas duas pontas, e que é ainda mais ácido e azedo – curioso é que este, sim, é um limão “raiz”.

O agrônomo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Eduardo Sanches Stuchi, explica: “dentro do conceito clássico de espécies, o Citrus limon é o limão verdadeiro, que é o siciliano. ‘Siciliano’, de fato, é um nome genérico para as variedades dessa fruta. Esse nome surgiu porque essa fruta é muito cultivada na Itália”.

Outra variedade bem popular, o limão-cravo também se trata de uma lima, resultado do cruzamento desse tipo de fruta com a tangerina.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM