Os resultados são favoráveis para a compra dos insumos pelos produtores rurais, apesar de ainda existirem incertezas de abastecimento
A Mosaic Fertilizantes divulgou que o preço médio dos fertilizantes caiu no Brasil em maio deste ano. Os dados são do Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF), que consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas, e fechou em 1,75 no quinto mês do ano, apresentando queda em relação a abril de 2022, quando registrou 1,87.
Os resultados são favoráveis para a compra dos insumos pelos produtores rurais, apesar de ainda existirem incertezas de abastecimento devido ao conflito entre Rússia e Ucrânia, as sanções aplicadas a Bielorrússia e as restrições de fornecimento de fertilizantes chineses.
- Vaca Nelore Carina FIV do Kado bate recorde mundial de valorização
- ‘Boicote ao boicote’: cadeia produtiva de bovinos quer deixar o Carrefour sem carne
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
Além da redução no preço médio dos fertilizantes, outro item considerado é o câmbio, que subiu 4,12%, segundo o Banco Central. Durante o período, a moeda brasileira apresentou uma desvalorização. Nessa composição, o índice apresentou melhora.
No entanto, o ambiente geopolítico segue incerto, causando preocupação em toda a cadeia, não só nos preços dos fertilizantes, mas também nas matérias-primas que compõem os mesmos.