Leite tem alta de 12,9% no custo de produção, e agora?

Custos de produção da atividade leiteira caíram 1,1% em abril; Ainda de acordo com a Scot Consultoria, apesar da queda em abril, na comparação com igual período de 2019, os custos estão 12,9% maiores nesse ano.

Após seis meses de alta, os custos de produção da atividade leiteira recuaram em abril. O indicador calculado pela Scot Consultoria teve queda de 1,1%, frente ao mês anterior.Desde outubro de 2019 os custos para o produtor de leite vinham crescentes.

Apesar da alta nos preços dos fertilizantes e suplementos minerais, pelo dólar valorizado, o recuo nas cotações dos alimentos concentrados, principalmente o milho, e dos combustíveis contiveram o ritmo de alta frente ao mês anterior.

Ainda de acordo com a Scot Consultoria, apesar da queda em abril, na comparação com igual período de 2019, os custos estão 12,9% maiores nesse ano.

Viés de baixa no mercado do leite e derivados

O mercado do leite perdeu força, com a demanda fraca. Depois de quatro meses de alta, os preços pagos aos produtores tiveram ligeiro recuo no Sudeste e Brasil Central e subiram (pouco) no Sul do país.

Considerando a média ponderada dos dezoito estado pesquisados pela Scot Consultoria, houve recuo de 0,2% no pagamento realizado em abril, que remunera o leite entregue em março deste ano. O produtor recebeu, em média, R$1,281 por litro. 

Já o valor médio com bonificações por qualidade e volume ficou em R$1,670 por litro, 0,1% mais frente ao pagamento anterior. 

Nem mesmo a produção caindo com mais força neste início de entressafra foi suficiente para dar sustentação aos preços do leite, em meio as dificuldades de escoamento na ponta final. 

Para o pagamento a ser realizado em maio/20, referente a produção entregue em abril/20, a expectativa é de queda no preço do leite pago ao produtor em 68,0% dos laticínios pesquisados e nos 32,0% restantes, a previsão é de manutenção.

Expectativas para o mercado do leite em meio a pandemia de coronavírus

A demanda fraca deve manter o viés de baixa sobre os preços do leite e derivados, mesmo com a produção em queda.

YouTube video

Fonte: Scot Consultoria

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM