Apesar de possuir o terceiro maior rebanho mundial de equinos, o consumo desse leite não é comum entre os brasileiros. Os benefícios desse leite na nutrição humana vem sendo estudados nos últimos anos.
O leite equino é um alimento de elevado valor nutritivo, possuindo em sua composição 6,5% de lactose, 1,8% de proteínas sendo a globulina e albumina as mais abrangentes, 1,0% de gorduras e valor energético de 440 kcal por kg. Ele pode ser inserido na alimentação humana como um possível substituto do leite para recém-nascidos e prematuros.
Um ingrediente essencial no leite de égua é a lactoferrina, uma proteína anti-inflamatória que também pode ser encontrada no leite materno e no colostro. Um estudo da European Food Research and Technology mostra que a lactoferrina, a lisozima e o cálcio funcionam juntos como uma substância anti-inflamatória, antifúngica e antibacteriana.
Um estudo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), realizado sobre a composição do leite equino revelou que as éguas da raça Quarto de Milha podem produzir colostro com maior teor de proteína e com menor teor de lactose, quando comparada a outras raças.
Pensando no consumo do leite de diferentes espécies como alternativa para incremento de valor financeiro, e principalmente nutricional, o leite de égua é uma opção para populações mais carentes, ou em situações em que prevaleça a espécie nos sistemas de criação.
- Jonh Deere enfrenta possíveis tarifas com sólida estratégia, diz CEO
- Maior refinaria de açúcar do mundo terá fábrica no Brasil para processar 14 milhões de t/ano
- Pecuarista é condenado a 3 anos de prisão por matar mais de 100 pinguins na Argentina
- Nova CNH em 2025 só para carros automáticos? Entenda
- Mulheres no café: concurso Florada Premiada da 3 Corações exalta e premia produtoras
As propriedades nutricionais, antibacterianas e antioxidantes do leite de égua o torna um ingrediente atraente não só para o consumo humano, mas também no desenvolvimento de produtos para o cuidado com a pele e para o tratamento complementar de doenças dermatológicas.
O leite de égua é recomendado para o tratamento dos seguintes problemas de saúde, entre outros:
- Distúrbios auto-imunes relacionados à pele (psoríase, eczema, acne);
- Fortalece o sistema imunológico enfraquecido;
- Melhora o sistema digestivo e a flora intestinal;
- Alivia os sintomas da doença de Crohn;
- Asma e outros distúrbios respiratórios;
- Alergias ou sensibilidades ao leite de vaca;
- Suplemento dietético para idosos;
Apesar da necessidade de mais estudos sobre as propriedades do leite de égua, e sobre a sua composição nutricional, é possível concluir que, o leite de égua possui uma riqueza nutricional enorme e grande semelhança ao leite humano, podendo trazer benefícios significativos a saúde.