Leilão Fazenda Progresso traz genética dos principais raçadores Nelore da atualidade

A Fazenda Progresso possui um dos mais importantes trabalhos de melhoramento genético da raça Nelore no Estado do Tocantins; veja os destaques do remate

Acontece na próximo terça-feira (11) o 3º Leilão Nelore PO Fazenda Progresso às 19 horas com realização pela Programa Leilões e transmissão da Remate Web, serão leiloados touros, matrizes e embriões da raça Nelore. Na bateria de touros, serão leiloados 50 touros registrados pela ABCZ com a chancela do Programa de Melhoramento Genético PMGZ, filhos dos touros Zapp Beabisa, Jamanta (C2569 DA MN) e Bacana da Mundo Novo, REM Dheef, Comboio da S.Nice, Quarrie FIV COL e muitos outros grandes raçadores.

Localizada em Paraíso do Tocantins (TO), a Fazenda Progresso, da marca SBN, possui quase 30 anos de seleção e melhoramento genético do Nelore PO. Sua base genética teve inicio com investimentos significativos, adquirindo matrizes e reprodutores de criadores renomados e grandes selecionadores como Brumado, VR e Mundo Novo, entre outros.

De propriedade de Salvador Bispo e administrada pelos filhos pecuaristas e selecionadores, Alexandre Bispo e Eduardo, a fazenda busca muita consistência genética, animais que irão transferir para as suas progênies o que elas realmente tem de potencial. “Focamos na seleção para peso à desmama, peso ao sobreano, características de reprodução, fertilidade e principalmente stayability, além de buscar animais com tendência de produzir carne de qualidade. Nossas matrizes são todas avaliadas com ultrassonografia de carcaça e a partir dos dados fazemos os acasalamentos dirigidos” – ressaltou Alexandre.

Sempre acompanhando a evolução tecnológica em reprodução animal, a Fazenda Progresso vem aprimorando seu rebanho utilizando técnicas avançadas como Transferência de Embrião (TE), Fertilização In Vitro (FIV), Inseminação Artificial (IA), DEP Genômica e Ultrassonografia de Carcaça.

Outro destaque da seleção é focar em animais que possam desempenhar no sistema de produção a pasto, pois esse é um dos fatores que contribuem para o país ter uma das arrobas de carne mais baratas do mundo. Utilizando vastas áreas de pastagens naturais e cultivadas, o Brasil reduz significativamente os custos de produção, já que o gado se alimenta diretamente do pasto, dispensando o uso intensivo de ração.

Alexandre salienta que produzem animais robustos e adaptados a qualquer ambiente do país, estão prontos para chegarem e cumprirem a missão de produzir bezerras e bezerros pesados. “Esse é o trabalho que estamos fazendo ao longo desses 30 anos de melhoramento genético. Atualmente estamos expandindo o nosso trabalho através do projeto com embriões, democratizando a genética da Fazenda Progresso” – enfatizou o selecionador.

A terceira edição do leilão chega em uma hora muito especial, segundo Alexandre o trabalho de transferência de embriões está produzindo ótimos resultados. “Nós selecionamos as melhores doadoras, buscamos genética que era compatível com o projeto e reprodutores que pudessem atender aos nossos anseios, tanto para peso de carcaça, quanto para fertilidade e qualidade de carne. A partir daí, fizemos a transferência dos embriões em gado comercial, inicialmente da Fazenda Princesa Helena, de Itapaci, Goiás, e agora estamos ofertando esses animais no leilão” – enfatizou Alexandre.

Segundo Edivaldo Júnior, médico-veterinário da Fazenda Princesa Helena, os touros do leilão passaram por criteriosas avaliações, desde o registro definitivo realizado pela ABCZ, onde são analisados quesitos como raça, aprumos, jarretes e diversas outras características essenciais da raça Nelore. “O acompanhamento do Alexandre foi fundamental para alcançarmos os bons resultados. A precocidade dos animais me impressionou. Outro destaque é o temperamento: animais de uma docilidade invejável, o que facilita o manejo para quem os adquirir. São touros jovens e que já estão no peso ideal, prontos para acompanhar a vacada a campo”, destacou Edivaldo.

O selecionador também revelou que há outro parceiro, a Fazenda Estrela, de Marabá, no Pará. “Já temos cerca de 180 bezerros produzidos através de transferência de embriões, e esse ano já foram transferidos mais de 430 embriões. O projeto é aberto para quem quiser conhecer e também tornar-se um parceiro, estamos de porteiras abertas” – finalizou o pecuarista.

Para este remate a condição de pagamento será de 30 parcelas e 5% de desconto para pagamento à vista. Outra vantagem é o frete grátis para até 500 quilômetros de distância, para qualquer quantidade, a partir de Paraíso do Tocantins.

Acesse os vídeos dos animais, clicando aqui. Você poderá acompanhar ao vivo pela internet através do link, clicando aqui. Mais detalhes com o próprio Alexandre, pelo WhatsApp.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM