Leilão exclusivo traz cerca de 300 búfalos no Rio Grande do Sul

Mais de 300 búfalos serão comercializados em leilão exclusivo; Ascribu e Leiloeira Santa Úrsula Remates serão parceiras no remate que ocorrerá dia 8 de outubro em Glorinha (RS)

A Associação Gaúcha de Criadores de Búfalos (Ascribu), em parceria com a Leiloeira Santa Úrsula Remates, fará um remate de bubalinos na sede da leiloeira, no município de Glorinha (RS), na próxima terça-feira, 8 de outubro, a partir das 18h. A Santa Úrsula é uma empresa leiloeira que trabalha com oferta semanal de gado geral, cruzas e puros “com qualidade e quantidade”. Mais de 300 búfalos estão inscritos para o remate.

A presidente da Ascribu, Desireé Möller, reforça que o leilão será exclusivo de bubalinos. “E a grande vantagem desses eventos é que o produtor rural consegue aumentar a visibilidade do seu rebanho, vender animais em grandes lotes e também por um preço justo, um preço de mercado”, pondera.

Outro ponto destacado por Desireé é que, mesmo nesses meses de outono e inverno, junto com a enchente que arrasou grande parte do Rio Grande do Sul, “o búfalo consegue pastar a grama subaquática, ele come também aquela pastagem mais grosseira, como o capim annoni, por exemplo, e ganha peso em cima disso. Sendo assim, nós entramos na primavera com a grande vantagem de ter um escore corporal do búfalo bem interessante, em função dessas vantagens que os bubalinos têm”, conclui.

O remate será presencial e transmitido pelo canal da leiloeira no YouTube. A Santa Úrsula fica na RS 030, Quilômetro 30, em Glorinha (RS).

Cresce o interesse do consumidores gaúchos pela carne de búfalo e produtos processados
Foto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Cresce o interesse do consumidores pela carne de búfalo

Com um rebanho em crescimento, o búfalo tem atraído novos adeptos à espécie no Rio Grande do Sul. A estimativa é da associação, que tem tido papel fundamental na difusão da cultura. Uma das ferramentas têm sido as feiras gastronômicas realizadas em solo gaúcho e nos países vizinhos.

Para o vice-presidente da entidade, Raphael Gonçalves, os assados de carcaça inteira, que chamam a atenção por onde são realizados, levam o sabor e a maciez da carne de búfalo para o consumidor. “É uma carne saudável, possui 40% menos colesterol, 55% menos calorias, 12 vezes menos gordura, 11% a mais de proteínas e 10% a mais de minerais“, destaca. Além da carne em si e seus diversos cortes, também está à disposição do consumidor produtos já processados como a linguiça e os hambúrgueres.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM