Leilão da Cia Paulo Emilio traz genética do pulo Nº1 do Brasil

Maior tropeiro do Brasil promove quarta edição de leilão de genética de touros de pulo; Paulo Emilio já revelou dezenas de touros campeões entre eles Bandido, Bipolar e Agressivo 

A Cia. do Rodeio Paulo Emilio promove na próxima terça-feira (11) a partir das 18h o 4º Leilão de Genética Cia Paulo Emilio a número 1 do Brasil, diretamente da Fazenda Santa Martha, localizada no município de Icém, em São Paulo, a cerca de 50 quilômetros de São José do Rio Preto. A realização do evento fica por conta da Astros da Arena e Jovens Touros, o evento será transmitido ao vivo pelo Youtube e o martelo ficará a cargo do leiloeiro Rafael Vilella.

As condições de pagamento do leilão serão de 12 parcelas durante o remate e 16 parcelas para os ganhadores do pré-lance. Entre os lotes há fêmeas de genética prenhes, vacas paridas, bezerras, receptoras com produtos de embrião na barriga e uma doadora destaque do plantel da Cia. A genética disponível será dos seguintes touros de rodeio: Europeu, Agressivo, Britânico, Bandido, Moscou, Himalaia, Bipolar, Não Me Rele, Agressor Jr., Extremo e Extrapolar.

Paulo Emilio na Fazenda Santa Martha organizando leilao
Foto: Marcio Peruchi

Paulo Emilio Marques foi pioneiro na criação de touros de pulo no Brasil, uma paixão que cultivou desde a infância no interior de São Paulo. Sua trajetória começou montando em rodeios quando ainda era menor de idade. Ao ser impedido de competir, seu pai decidiu fundar a Companhia Paulo Emilio, que revolucionou a criação desses animais no país. Transformar a face do rodeio não foi tarefa fácil, mas Paulo Emilio converteu um espetáculo circense em um esporte símbolo da cultura do agronegócio.

Paulo foi protagonista em momentos que marcaram a história do esporte. Sua preocupação com o bem-estar animal foi fundamental para a padronização das esporas, visando não machucar os touros, uma mudança que não agradou a todos os peões. Na Fazenda Santa Marta, criou alguns dos touros mais famosos do Brasil, como o Agressivo, um dos mais temidos das arenas de rodeio, o Touro Bipolar, primeiro do país a ficar entre os três melhores do mundo, e, claro, o mais famoso de todos, o Touro Bandido.

“Me orgulho muito de fazer parte da história do rodeio brasileiro e principalmente fazer parte do movimento que mostrou que touro de rodeio não é maltratado, que o sedém não machuca e a Cia Paulo Emilio contribuiu bastante para o progresso do esporte e principalmente para dar essa cara empresarial ao esporte no Brasil” – celebra Paulo Emilio. 

Vídeo @bia.mulato

Paulo Mulato, um dos responsáveis pelo sucesso do trabalho de direcionamento dos acasalamentos dos touros da Cia, conta que os embriões disponíveis no leilão são frutos do trabalho de observação dos biótipos, tamanho, força, perfil de pulo e acompanhamento dos resultados dos produtos gerados a partir do cruzamento dos touros e doadoras do plantel. Ao todo são mais de 700 animais que participam do programa de melhoramento genético.

Rebanho de rodeio Cia Paulo Emilio na Fazenda Santa Martha
Foto: Marcio Peruchi

Segundo Mulato, existe uma ciência por trás dos acasalamentos e não adianta simplesmente misturar muitos touros que, por fim, acabam não dando resultado.

“Por exemplo, esse produto – na planilha de acasalamento – tem em sua genealogia os touros Almirante, Biônico, Baleado e por fim, adicionei Agressor. Isso tudo porque todos eles têm o mesmo perfil de pulo, de touros puladores de verdade, esse é o trabalho fino de ajuste do perfil” – confessou Mulato.

Paulo Belarmino, da Astros da Arena, contou que há uma expectativa muito grande para o leilão, até por conta do histórico de produção dos animais e resultados de outros leilões da Cia. 

“Nós estamos trabalhando com uma das genéticas mais provadas do mercado brasileiro, nossa expectativa é de liquidez total de vendas, já que estamos verificando muita busca pela genética do Paulo, isso muito por conta que esse trabalho está mostrando resultado nas arenas do Brasil, com touros oriundos da genética da Cia Paulo Emilio. Pra gente é um grande prazer fazer parte dessa história, particularmente acompanho o trabalho do Paulo há muitos anos, inclusive já trabalhei como veterinário para ele, e sei do trabalho sério que é desenvolvido aqui na Fazenda Santa Martha” – finalizou Belarmino.

Foto: pbrnow.com.br

Qual a raça dos touros de rodeio?

Paulo Emilio contou que antigamente a maioria dos tropeiros, inclusive ele, cruzavam o Nelore com as raças europeias: Marchigiana, Chianina, Limousin, Simental que geram produtos de meio sangue. Isso resultou em animais rústicos, fortes e de sangue quente, dando forma ao ‘gene do pulo’.

“Hoje temos várias raças misturadas, um exemplo, você pega uma vaca meio sangue Simental com o Bipolar, que me confessaram que tem sangue Sindi, e desse cruzamento geram novos produtos com o sangue extremamente quente” – finalizou Emilio.

Paulo revelou que o  grande objetivo do leilão é melhorar ainda mais esse segmento. “Hoje não temos somente tropeiros como clientes da nossa genética, temos criadores, fazendeiros e pessoas que curtem o rodeio. Às vezes o criador quer ter um boi pulador na fazenda e com a nossa genética o percentual de sucesso aumenta muito. O sucesso para produzir touros de pulo passa pelo melhoramento genético, a grande maioria dos tropeiros já perceberam isso, então o leilão será uma grande oportunidade para adquirir a genética Nº1 do Brasil” – assegurou o tropeiro.

Maior tropeiro do Brasil promove quarta edição de leilão de genética de touros de pulo

A genética à disposição no leilão carrega todas as grandes linhagens da Cia de Rodeio Paulo Emilio. Um dos destaques absolutos é Bipolar, que ao longo do tempo vem revelando filhos e netos extremamente puladores. 

“Bipolar produziu muitos filhos, inclusive de criadores que tinham sêmen dele produziram touros de pulo. É um animal que fez filhos de finais de rodeio de Barretos como: Tripolar, Quadripolar e Extrapolar. Não há nenhum outro touro que produziu três touros de final como ele. A nova geração de netos também está se destacando muito em nosso plantel, estamos bastante animados com os produtos” – reconheceu Paulo.

Para acompanhar o leilão ao vivo acesse o Youtube do Astros da Arena, e para mais informações entre em contato pelo telefone (17) 99772-5567 e (17) 98106-1933.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM