Lavouras de milho na região centro-oeste dos EUA estão sofrendo com a falta de chuva; El Niño pode trazer calor histórico em todo o mundo
Embora a maioria das manchetes destaque como o El Niño pode trazer calor histórico em todo o mundo, meteorologistas afirmam que também tende a trazer condições favoráveis de cultivo para as plantações no Centro-Oeste. A segunda semana completa de junho de 2023, que terminou em 17 de junho, foi outra semana mais seca do que o normal para o Cinturão do Milho.
As previsões de seca recém-divulgadas preveem que as condições de seca em Iowa continuarão a piorar até o final de junho, mas que a seca diminuirá no oeste de Iowa nos meses seguintes.
O Centro de Previsão Climática federal mudou sua visão nas últimas semanas sobre o que o futuro reserva para a seca em andamento no estado, que em alguns lugares já dura cerca de três anos.
As mudanças se devem à mudança para um padrão climático de El Niño que aconteceu oficialmente na semana passada e pode se intensificar até o final do ano.
“Pensando nessas condições (El Niño), estamos realmente vendo um impacto disso?” disse Aaron Wilson, o climatologista estadual de Ohio, que na quinta-feira deu uma ampla visão geral do que pode acontecer nos estados do meio-oeste. “Há muita incerteza.”
Ele disse que os dados históricos mostram que o padrão climático – que é alimentado por temperaturas de água mais quentes do que o normal no Oceano Pacífico perto do equador – tem o efeito de baixar as temperaturas em Iowa e aumentar as chances de precipitação durante os meses de verão. Resta saber se isso acontecerá novamente este ano.
No entanto, o que é certo é que a seca se espalhou rapidamente no estado no mês passado – às vezes chamada de “seca repentina”, disse Tim Hall, coordenador de recursos hidrológicos do Departamento de Recursos Naturais de Iowa, na semana passada.
Nas últimas quatro semanas, partes do sudeste de Iowa tiveram déficits de chuva de mais de dez centímetros.
“Essas são áreas com menos de 5% de chuva normal”, disse Wilson. “São déficits muito grandes, especialmente para esta época do ano.”
Uma das principais razões para a recente série de dias quentes e secos é um “padrão de bloqueio” de ar de alto nível que pairava sobre uma área muito ampla do Canadá e do norte dos Estados Unidos, disse ele.
Mais de dois terços do estado estão sofrendo com algum grau de seca, de acordo com um relatório de quinta-feira do US Drought Monitor. Isso representa uma triplicação da área afetada pela seca no mês passado.
Essa expansão aconteceu no leste e no sul de Iowa. O estado, como um todo, está mais seco do que desde o início do ano.
Chuvas no cinturão do milho serão escassas até julho
De acordo com dados do WeatherTrends360 , esta foi a oitava segunda semana mais seca de junho em mais de 30 anos para o Cinturão do Milho. A exceção foi no extremo leste da região, principalmente em Ohio, com vários dias de chuvas e tempestades, algumas severas, que trouxeram chuvas tão necessárias ao estado.
As temperaturas estavam bem abaixo do normal para esta época do ano no Corn Belt e esta foi a terceira semana mais fria de junho em mais de 30 anos para o Corn Belt, de acordo com WeatherTrends360 . Assim, enquanto as condições secas ajudaram a expandir a seca em grande parte da região, as temperaturas mais baixas do que o normal ajudaram a moderar as taxas de evapotranspiração.
Infelizmente, a transição para um padrão de clima mais úmido generalizado continua atrasada nos modelos de previsão do tempo. A terceira semana completa de junho, que termina em 24 de junho, começará com chuvas e trovoadas esparsas, principalmente nas porções oeste e central do Cinturão do Milho. Grande parte do resto da semana será de tempo seco. Qualquer chance de chuvas e tempestades provavelmente será reservada para as porções do extremo oeste ou sul da região.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.