O ABC+ é a segunda etapa do plano que vigora de 2021 a 2030, tendo a cada dois anos, as metas e tecnologias revistas.
O lançamento do Plano Estadual de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas na Agricultura para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono da Bahia (Plano ABC+) marcou a programação do primeiro dia da Bahia Farm Show 2024 e a visita do governador Jerônimo Rodrigues à maior feira agrícola e de negócios do Norte e Nordeste do Brasil.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), em parceria com a Aiba, mantenedora do Projeto de Emissão de Carbono nos diferentes sistemas de manejo de grãos e fibra no oeste da Bahia. O projeto avalia as modificações na emissão e captura de CO2 nos solos do Cerrado das microrregiões produtoras e conta com o apoio fundamental dos produtores rurais da região.
“Estamos aqui para falar do ABC+ e de sustentabilidade, superamos a meta estabelecida de emissão de carbono. No oeste da Bahia sabemos que a pouco mais de 40 anos essas terras, bastante arenosas, eram consideradas impróprias para a agricultura, principalmente com a técnica do sistema do plantio direto pudemos aí fixar carbono no solo, disse Luiz Antônio Pradella, coordenador da Bahia Farm Show e vice-presidente da Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto – FEBRAPDP, na Bahia.
O ABC+ é a segunda etapa do plano que vigora de 2021 a 2030, tendo a cada dois anos, as metas e tecnologias revistas. “O esforço que o movimento do agro baiano faz em relação ao meio ambiente é muito intenso. Fazer um evento como esse e demonstrar, com coragem, temas por exemplo, de agricultura de baixo carbono, as tecnologias trazidas aqui, a preocupação de todos os expositores e da indústria, demonstra amadurecimento nessa caminhada. E, se precisamos ajustar, temos um mutirão de esforços da Aiba, da Abapa, dos produtores, de tecnologias para dar continuidade e garantir resultados”, pontuou o governador Jerônimo Rodrigues.
Estiveram presentes produtores rurais, representantes do agronegócio e políticos da esfera municipal, estadual e federal. Na ocasião, o coordenador da Bahia Farm Show Luiz Pradella convidou o governador para participar do 19º Encontro Nacional do Sistema Plantio Direto, que acontecerá entre os dias 9 e 11 de julho, em Luís Eduardo Magalhães (BA).
Fonte: Ascom Bahia Farm Show
VEJA TAMBÉM:
- Autorizada medidas excepcionais para participantes do Programa Mais Leite Saudável do RS
- Geller nega ter pedido demissão e governo publica sua exoneração do cargo
- ‘Reinou o bom senso’, diz Pedro Lupion, após devolução de MP do PIS/Cofins
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.