Jovens animais são destaque no Passaporte de São José e garantem vaga a Expointer

Seletiva para morfologia do Cavalo Crioulo no litoral catarinense teve como destaque égua do município gaúcho de Cruzeiro do Sul.

Chegando na metade do Ciclo de Passaportes Morfológicos 2023, a décima primeira seletiva aconteceu na região Sul, em São José, localizada ao lado da capital catarinense, Florianópolis, promovida pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Rafael Anderson Kair Filho, no CTG Os Praianos, provando que não somente da modalidade do Laço Comprido tem peso em pista, mas também de bons Cavalos Crioulos que buscam sua vaga na Final da Expointer 2023. Totalizando 69 animais inscritos – 54 cavalos confirmados e mais 15 na Exposição Incentivo; foram avaliados nesta quinta-feira, 11 de maio

Experiência e precisão em pista foi o que não faltou, sob julgamento e ordenação das filas das Categorias e Campeonatos, realizadas por Mauro Raimundi Ferreira, nome presente nos julgamentos morfológicos entre demais modalidades, atuando como jurado principal, auxiliado por Thiago Schilling de Ávila – outro jurado com um vasto currículo de avaliação das modalidades da Casa –, cada detalhe fez a diferença e foi levado em consideração durante as ordenações. “Mais uma vez estamos no Circuito do Cavalo Crioulo, conhecendo lugares, fazendo novos amigos, conversando sobre cavalos, para quem é do meio é algo bastante gratificante. Agradeço a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), por confiar em mim e indicar meu nome para o julgamento de importantes passaportes, dentro do ciclo”, enfatiza o jurado no seu discurso. “Parabenizo aos criadores, cuidadores, todas pessoas envolvidas na preparação dos animais que nos foram apresentados no dia de hoje. Que nos permitiu escolher animais muito representativos dentro da nossa raça”, destacou ainda Mauro.

Entre um time de fêmeas que conquistaram elogios do jurado, como destacou: “encontramos quatro fêmeas com ótimo andares, bom nível de aprumos, boa linha de cima, bom enquadramento racial, retangulares e nos preenchem os requisitos que buscamos na raça”, estreou em pista, a jovem lobuna, Frida do Iguatamã, ficando a frente da fila e destacada por suas qualidades: “a potranca lobuna impressiona! Pela sua profundidade, pelo seu tronco, por sua leveza de linha superior, pela forma com que se apresentou, pela facilidade com que progride”, que contemplaram a mesma como Campeã Potranca Menor, Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça do Passaporte de São José. Além das qualidades destacadas pelo jurado, a proprietária,Paula Roberta Miguel, reforça o temperamento da potra, que saiu pela segunda vez para uma Exposição Morfológica, primeiro passaporte. “Ela é uma égua maravilhosa, de um temperamento fantástico, nossa segunda saída com ela, primeiro ciclo que fizemos com ela, uma emoção muito grande, deixando nossa equipe muito feliz”, conta Paula.  Frida é filha de Marconi Concha Y Toro com Flor de Tuna 1085 Maufer, criada e exposta por Paula Roberta Miguel, Cabanha Iguatamã, de Cruzeiro do Sul, Rio Grande do Sul.

Assim como nas fêmeas, o destaque veio para um jovem exemplar nos machos, trazendo a felicidade para o Condomínio de Proprietários do rosilho colorado, Zamora Ferro e Fogo, que conquistou o título de Campeão Potranco Menor e Grande Campeão do Passaporte São José. Um filho de Um Bueno do Passo da Lage e Prata da Santa Thereza, foi criado por Marco Antonio Vieira Borges Antunes, exposto pelo Condomínio Zamora Ferro e Fogo. “Encontramos quatro animais bem enquadrados, sendo três potrancos menores, o que de certa forma válida a constante evolução da nossa raça. O potranco rosilho, se destacou dentro desta pista, muito boas linhas, uma frente recolhida, um pescoço limpo e bem lançado, uma cabeça expressiva, equilibrado, que se desenvolve bem em pista”, apontou em seu comentário sobre a fila o jurado.

Em sua segunda realização de um Passaporte Morfológico para a Final a Morfologia Expointer, o presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Rafael Anderson Kair Filho, Guilherme Borghesan, destacou a presença de todos e a satisfação com o nível de animais em pista. “Foi um evento ímpar, ficamos felizes em receber a todos que nos prestigiaram, e aqueles que não puderam e nos acompanharam pela transmissão, puderam ser contemplados com o alto nível de animais em pista, e um belíssimo julgamento por parte dos jurados”, encerrou ele.

Confira o resultado

FÊMEAS

Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça
FRIDA DO IGUATAMÃ
ESTABELECIMENTO: CABANHA IGUATAMÃ, CRUZEIRO DO SUL (RS)

Reservada Grande Campeã
ONÇA PARDA DO PORTAL
ESTABELECIMENTO: CABANHA PORTAL DA SERRA, SÃO JORGE (RS)

Terceira Melhor Fêmea
MARCONI QUE GATA-TE
ESTABELECIMENTO: CABANHA TRV/ZERMIANI, ITAJAÍ (SC)

Quarta Melhor Fêmea
MARCONI TATUAGEM
ESTABELECIMENTO: CABANHA ZERMIANI/TRV/PICO DA PEDRA, ITAJAÍ (SC)

MACHOS

Grande Campeão
ZAMORA FERRO E FOGO
ESTABELECIMENTO: CONDOMÍNIO ZAMORA FERRO E FOGO

Reservado Grande Campeão
MARUJO DO TABOÃO

Terceiro Melhor Macho
CAPITÃO DA BÉZINHA
ESTABELECIMENTO: FAZENDA DA BÉZINHA, BOM JESUS (RS)

Quarto Melhor Macho
IMPERADOR II DA OCA
ESTABELECIMENTO: CABANHA OCA, MAFRA (SC)

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM