O atendimento via WhatsApp agora oferece aos produtores de todo o Brasil um canal prático para consultar a conformidade socioambiental de seus fornecedores.
A JBS lançou uma nova plataforma chamada ‘Cowbot’ que oferece consultas gratuitas sobre a situação socioambiental na cadeia de fornecimento dos pecuaristas. Esta ferramenta pode ser utilizada tanto por fornecedores da JBS quanto por outros pecuaristas, permitindo uma verificação prévia antes das negociações e ajudando a garantir a rastreabilidade da cadeia de fornecimento de terceiros.
Através de um canal interativo, os usuários podem acessar gratuitamente as mesmas informações que a JBS usa para monitorar sua própria cadeia de fornecimento. Para utilizar o serviço, basta fornecer ao bot os dados de geolocalização ou o número do CAR da propriedade em questão.
Em poucos minutos, a ferramenta informa se a propriedade está em conformidade com critérios socioambientais, como a ausência em áreas de desmatamento, terras indígenas, quilombolas ou unidades de conservação ambiental, além de não possuir embargos ambientais. A ferramenta é útil para verificar a conformidade de qualquer propriedade rural, incluindo aquelas envolvidas na compra de grãos e outras commodities agrícolas. Para utilizar o serviço, é necessário realizar um cadastro prévio.
Desde seu lançamento no início do ano, o Cowbot já acumulou mais de 2.600 acessos. Até maio, foram registradas 533 solicitações de análise por mês, uma média de 124 por semana e 21 por dia. “Desenvolvemos essa ferramenta para que nossos fornecedores possam fazer consultas rápidas e sem dificuldades. Essa é uma ação que faz parte da nossa estratégia de transparência e um convite para que os fornecedores diretos monitorem suas próprias cadeias de fornecimento,” explica Fábio Dias, diretor de Pecuária da Friboi e líder de Agricultura Regenerativa na JBS Brasil.
A JBS visa simplificar a rastreabilidade da cadeia de commodities em todo o Brasil, similarmente à plataforma Pecuária Transparente. Segundo o executivo, “o pecuarista pode realizar todas essas verificações em apenas três minutos antes de adquirir o gado”.
A plataforma Pecuária Transparente, pioneira no setor, utiliza tecnologia blockchain para registrar todas as transações de fornecimento de gado. Disponível de forma online e gratuita, promove maior transparência na cadeia produtiva de bovinos em todo o país. Fábio Dias destaca que esta iniciativa contribui para o avanço da pecuária nacional, assegurando segurança, integridade e confidencialidade dos dados envolvidos nas operações.
Escrito por Compre Rural
VEJA TAMBÉM:
- Dessalinização: urgência para o agro brasileiro?
- Cavalo é salvo após passar anos sem casqueamento; Vídeo
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.