JBS e Ital vão criar primeiro centro de inovação e desenvolvimento em colágeno do mundo

“Com a implantação da nossa planta-piloto nas instalações do Ital, estaremos no centro da tecnologia e inovação, agregando valor em toda a cadeia de produção, um passo importante para a JBS e para a categoria de colágeno”; confira

Em um marco significativo para a indústria de alimentos e bebidas, a JBS assinou no dia 5 de julho um acordo de parceria de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/Apta/SAA). Este acordo visa a criação do Centro de Inovação e Desenvolvimento em Colágeno, o primeiro centro do mundo dedicado exclusivamente a esta área.

A parceria foi firmada através da JBS Novos Negócios, especificamente pelas marcas Novapron+ e Genu-in. A Novapron+ é reconhecida por sua produção de colágeno funcional para aplicação em alimentos, enquanto a Genu-in se especializa em peptídeos de colágeno e gelatina. Ambas as marcas utilizam subprodutos da cadeia bovina, promovendo o conceito de economia circular e sustentabilidade no ecossistema da JBS.

Foto: Divulgação

O Ital, uma das principais instituições de ciência aplicada na América Latina, desempenha um papel central em inovação nos setores de alimentos, bebidas, ingredientes e embalagens. A colaboração com a JBS Novos Negócios promete alavancar o desenvolvimento de soluções inovadoras, utilizando o colágeno como principal ingrediente.

O novo centro de pesquisa, atualmente em construção nas instalações do Ital em Campinas (SP), será um espaço dedicado à realização de projetos de desenvolvimento e inovação para alimentos, bebidas e embalagens. Previsto para ser inaugurado até o final deste ano, o centro contará com a participação de pelo menos dez cientistas e pesquisadores altamente qualificados.

Walter Lene, diretor geral da Novapron+, destacou a importância estratégica desta parceria: “Com a implantação da nossa planta-piloto nas instalações do Ital, estaremos no centro da tecnologia e inovação, agregando valor em toda a cadeia de produção, um passo importante para a JBS e para a categoria de colágeno”.

A diretora de pesquisa, saúde e nutrição da Genu-in, Vivian Zague, ressaltou a oportunidade de unir a expertise das marcas da JBS com o know-how do Ital: “Proporcionando muita inovação para melhorar ainda mais a vida das pessoas”.

Gisele Camargo, diretora de Programação de Pesquisa e vice-diretora do Ital, comentou sobre os investimentos da instituição em inovação aberta nos últimos anos, mencionando iniciativas como o Tropical Food Innovation Lab e o AptaHub Taquaral. “Estamos confiantes no sucesso de mais essa iniciativa pioneira”, afirmou Gisele.

Eloísa Garcia, diretora geral do Ital, enfatizou a necessidade de pensar de forma diferente para avançar no futuro: “O que nos trouxe até aqui não é o que nos levará para o futuro. Temos que inovar e esse acordo é um grande exemplo”.

Grande importância da iniciativa

Este centro pioneiro, focado exclusivamente em alimentos e bebidas, impulsionará a inovação ao reunir cientistas e pesquisadores de alto nível. Com infraestrutura avançada, a iniciativa permitirá explorar novas aplicações e tecnologias, potencialmente resultando em produtos mais saudáveis e funcionais. Além disso, a economia circular promovida pela utilização de subprodutos da cadeia bovina não só agrega valor a esses materiais, mas também reforça a sustentabilidade, criando novas oportunidades de mercado e promovendo a redução de desperdícios.

A colaboração entre a JBS e o Ital também trará benefícios econômicos, científicos e sociais. A capacidade de desenvolver produtos inovadores com colágeno, reconhecido por seus benefícios à saúde, pode atender à crescente demanda por alimentos e bebidas funcionais, melhorando a qualidade de vida dos consumidores. Além disso, o centro servirá como um local de conhecimento e inovação, incentivando a formação de novos especialistas e a disseminação de práticas sustentáveis.

Escrito por Compre Rural.

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM