Isenção de tarifa para arroz importado entra em vigor nesta terça-feira

Imposto zero para o cereal importado de países de fora do Mercosul anunciado pelo governo federal dependia da publicação oficial da resolução.

A isenção da tarifa de importação de três tipos de arroz entra em vigor nesta terça-feira (21), conforme resolução do Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) publicada no Diário Oficial da União (DOU). O imposto zero para o cereal importado de países de fora do Mercosul, anunciado na segunda-feira (20) pelo governo federal, dependia da publicação oficial da resolução. A medida valerá até 31 de dezembro deste ano.

A partir de hoje, terão tarifa zero para importação dois tipos de arroz não parboilizados (descascado e com casca) e um tipo de arroz beneficiado, polido ou brunido. O arroz do Mercosul, do qual provém a maior parte do arroz internalizado pela indústria brasileira, já era livre do imposto de importação. Entretanto, para cereal de países de fora do bloco era aplicada a Tarifa Externa Comum de 9% para o arroz não parboilizado com casca ou descascado e de 10,8% sobre o arroz beneficiado polido ou brunido.

Monitoramento climático impulsiona sucesso das lavouras

Em nota, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) afirmou na segunda-feira ao zerar a tarifa de importação que a medida visava “garantir o abastecimento” do produto e evitar o aumento do preço. O governo avalia que há “potencial para importação” de arroz de outras origens, como a Tailândia.

Fonte: Estadão Conteúdo

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM