E se a produção de soja, milho, feijão ou algodão continuasse a receber iluminação mesmo durante a noite ou em dias nublados? Conheça a “Irrigação de luz”.
E se a produção de soja, milho, feijão ou algodão continuasse a receber iluminação mesmo durante a noite ou em dias nublados? Desenvolvido pelo Grupo Fienile, empresa parceira e residente no Parque Tecnológico Itaipu, o projeto IRRILUCE, globalmente pioneiro, traz uma consultoria tecnológica inovadora, que inclui diversos componentes para otimizar o sistema produtivo e entregar maior produtividade e qualidade das safras para o produtor. Conheça a “Irrigação de luz”, através do Pivô de Irrigação Convencional!
Avaliando esta limitação e as soluções aplicáveis é que está sendo proposta e praticada a suplementação luminosa do cultivo agrícola por meio da instalação de painéis de iluminação artificial de alta eficiência (Light Emitting Diode) em pivôs de irrigação. Esta proposta, desenvolvida pelo Grupo, permite não só irrigar água no sentido convencional, mas também irrigar luz sobre toda a lavoura de uma forma completamente controlável.
“Irrigação de luz”. O primeiro sistema de pivô com iluminação artificial do mundo esteve exposto para demonstração e validação durante todo o Show Rural Coopavel, de 06 a 10 de fevereiro de 2023.
As tecnologias já estão instaladas para experimentação e validação há aproximadamente 60 dias no Parque de Exposições Show Rural Coopavel. Os produtores que passarem pelo espaço poderão conhecer os resultados, aplicados na prática, das duas formas do projeto: um pivô de iluminação artificial e, o mais recente lançamento, o pivô de iluminação artificial para áreas sequeiras – que não irriga água, somente luz.
O grupo Fienile é formado por produtores, pesquisadores e empreendedores com vasta experiência em cultivos agrícolas. Com propósito social, ambiental e econômico alinhados, o grupo detém a criação e a execução do primeiro pivô central com iluminação artificial do mundo, uma inovação outdoor com resultados altamente expressivos.
Nos últimos anos, o Grupo Fienile acumula casos de sucesso em diversas plantações pelo Brasil, com incremento médio de produção chegando a 66% em algumas culturas. Em uma área de testes menor, inclusive, a produção saltou de 75 sacas para 118 sacas de soja por hectare.
Essa produção acima do tradicional exige que a IRRILUCEtrate não apenas dos pivôs, mas, também, da nutrição do solo e adequações no manejo da cultura, da semeadura à colheita. Tudo isso, automatizado e disponível em um software – desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu – que permite a gestão de toda a tecnologia de forma remota e em tempo real.
Desde 2018, o Paraná está assolado por secas constantes que impactam toda a cadeia do agronegócio, com perdas de produtividade que chegam a 75% na região Oeste do Estado, área mais afetada.
Investir, contribuir e tornar acessível ao produtor soluções que proporcionam o desenvolvimento sustentável do agronegócio, reduzindo impactos causados pelo clima e incentivando, por exemplo, a redução de custos por meio de aplicação de fontes ambientalmente melhores, como remineralizadores e a adição de matéria orgânica, cumpre com os objetivos de todos os parceiros engajados no processo.
- Justiça blinda dívida de R$ 41 milhões de mais um agricultor em recuperação judicial
- Video: Homem arrasta cavalo com caminhonete em MG e revolta moradores
- Governo lançará Plano Nacional de Ferrovias e busca atrair investimento de R$ 100 bilhões
- Ford F-150 parece um “caminhão” e se torna a picape gigante mais acessível do mercado
- Starlink, de Elon Musk, é líder no Brasil e faz mega promoção para produtor rural
A expectativa, para o Show Rural, é consolidar a parceria entre PTI-BR e Grupo Fienile para tornar, cada vez mais, a IRRILUCE um produto robusto e escalável no mercado, trazendo toda uma camada de inteligência para o negócio, inclusive com linhas de crédito específicas.
“Assim, PTI-BR e Itaipu Binacional levam mais tecnologia, inovação e sustentabilidade para o campo com foco em ampliar negócios de parceiros, gerar mais empregos e renda e atuar como catalisador entre governo, mercado, universidade e investidores, desenvolvendo todo o ecossistema de inovação”, finaliza Ariel Scheffer, Superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu Binacional.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.