IPCA sobe 0,38% em julho e encosta no teto da meta em 12 meses, mostra IBGE

No acumulado de 12 meses até julho, o IPCA teve alta de 4,50 por cento, teto da meta de inflação do Banco Central.

 A inflação ao consumidor acelerou no país em julho, conforme o esperado, com a alta de preços de produtos como gasolina, passagens aéreas e energia elétrica compensando o custo menor de alimentação e bebidas.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu 0,38 por cento em julho, após alta de 0,21 por cento no mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

Genomas revelam quando os cavalos começaram a ser domesticados

No acumulado de 12 meses até julho, o IPCA teve alta de 4,50 por cento, teto da meta de inflação do Banco Central. Em junho, o índice estava em 4,23 por cento.

Os números vieram um pouco acima das expectativas apontadas por pesquisa da Reuters com economistas de aumento de 0,35 por cento em julho, acumulando em 12 meses alta de 4,47 por cento.

A alta da inflação no mês passado foi puxada pelos preços da gasolina, que subiram 3,15%, e das passagens aéreas, com salto de 19,39% no mês de férias escolares. As tarifas de energia elétrica aumentaram 1,93%, com a entrada em vigor da bandeira amarela, que impõe custo adicional aos consumidores.

Os preços do grupo alimentação e bebidas, por outro lado, recuaram 1%, com queda de 1,51% na alimentação no domicílio.

Na ata da mais recente reunião de política monetária do Banco Central, divulgada nesta semana, os diretores destacaram o arrefecimento da desinflação medida pelo IPCA cheio e notaram mais uma vez que a inflação subjacente — que desconsidera alguns preços mais voláteis — estava acima da meta nas divulgações recentes.

Eles também disseram que não hesitarão em elevar os juros se considerarem necessário para assegurar a convergência da inflação à meta, que é de 3%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Fonte: Reuters

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM