Leilão Montana RS: Touro Santo Don da Gruta é arrematado por condomínio de pecuaristas e é contratado pela ABS.
Neste mês de outubro foi realizada a 20ª edição do Leilão Montana RS, em Pelotas RS. O remate é promovido pelos criadores Estância da Gruta, de Anna Luiza S. Q. di Cameli, e Granja Santo Antonio, de Adolfo A. Fetter Junior, onde são oferecidos os melhores reprodutores destes criatórios.
No julgamento da raça que antecedeu o leilão, o touro Santo Don Da Gruta, lote 01, se consagrou o grande campeão dentre os mais de 30 touros em julgamento. O touro, inclusive, foi selecionado para o Teste de Progênie do Programa Montana, estando classificado entre os 10 melhores animais da safra 2016.
O mercado reconheceu o valor e a importância do Santo Don da Gruta, e o touro foi arrematado pelo Condomínio 3X, formado por 4 investidores que acreditam na genética do Montana e desejam fomentar o uso do composto em novilhas F1 britânicas, aproveitando essa boa fêmea e produzindo animais com carne de qualidade para participar de programas de carnes de qualidade, como o 1953 da JBS, por exemplo.
- Por que os bezerros Montana são diferentes?
- Fêmeas Montana alcançam taxa de prenhez de 81,48% com IATF
- Glossário do cruzamento Nelore
De acordo com um dos titulares do Condomínio 3X, “nosso grupo visa promover o tricros entre novilhas meio sangue europeu. Acreditamos que o Montana é uma das grandes opções para essa estratégia”.
O touro seguiu direto do remate para a central CRIO, parceira da central ABS no Rio Grande do Sul, e muito em breve terá sêmen à disposição no país inteiro.
- Top 5 melhores tipos de pastagem para o gado
- Raça Montana está apto ao programa de bonificação da JBS
Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana, comentou que “há um mercado muito grande para acasalamento dessas novilhas F1 angus e o Montana é e melhor opção para produção de bezerros de qualidade. Depois de mais de 25 anos produzindo animais compostos, testando e avaliando raças e reprodutores, podemos afirmar que os resultados do Montana sobre essas fêmeas supera qualquer outra opção de cruzamento em termos de rentabilidade e ganho de peso. Esse tricross com Montana pode acessar os mercados mais exigentes em termos de carne de qualidade, se tornando uma opção viável, além de muito bem adaptada ao clima tropical”.
Aspectos de se investir em touros de central
Cruzamentos: será que estamos seguindo no caminho certo?