Investidor de US$ 1 bi é selecionado para substituir Vale em Mina de potássio

O governador argentino afirma que a reativação do projeto vai dobrar as exportações da província. Confira;

BUENOS AIRES (Reuters) – Autoridades da província de Mendoza, na Argentina, finalizaram o processo de seleção de um investidor de 1 bilhão de dólares para ajudar a desenvolver uma mina de potássio, informou nesta segunda-feira o governador, mais de uma década depois de a brasileira Vale SA ter desistido do projeto em meio a pressões de preços.

“Finalizamos o processo de concorrência para o desenvolvimento de potássio na mina em Malargue”, afirmou o governador de Mendoza, Rodolfo Suárez, na rede social X, ex-Twitter.

Autoridades vão agora avançar nas negociações finais de um contrato para desenvolver a mina Rio Colorado com o concorrente mais qualificado, acrescentou. Mais de 30 empresas nacionais e multinacionais participaram da concorrência, segundo ele.

O período de construção do complexo está estimado em cinco anos, com uma produção anual provável de 1,5 milhão de toneladas métricas.

“A reativação deste projeto vai dobrar as exportações da província”, afirmou.

A Vale deixou o projeto em dezembro de 2012, em meio a uma queda nos preços do potássio e à recusa do governo de oferecer benefícios fiscais para mitigar o aumento dos custos, por conta da inflação. Antes da saída, a empresa investiu 2,2 bilhões de dólares na mina, tendo completado 45% do trabalho.

Fonte: Reuters

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM