Inundação mata gado e volta a destruir fazendas; Imagens fortes

São cenas absolutamente devastadoras e sem precedentes; Fazendas ficam submersas, gado morre arrastado e outros ficam ilhados, um verdadeiro prejuízo da natureza!

A crise em Kimberley, na Austrália, –uma área quase três vezes o tamanho do Reino Unido– foi devastada nesta semana pelo severo sistema climático Ellie, um ciclone tropical que trouxe fortes chuvas para a vasta região. Os fazendeiros locais continuam a contar o prejuízo causado pelas enchentes que, com força e nível da água, arrastou o gado e destruiu as rotas de transporte.

O presidente da Associação de Pecuaristas de Kimberley Pilbara, Jak Andrews, disse que levaria meses até que as propriedades soubessem do impacto total. “O jeito é coletar o que resta e contar, depois tentar descobrir o que está faltando”, disse ele. Confira abaixo as imagens que mostram uma situação devastadora!

Essa não é a primeira vez que a Austrália sofre com uma enchente e perde parte do rebanho por conta do volume de água que chega as pastagens e pega todo mundo de surpresa.

As estimativas oficiais ainda não foram finalizadas, mas fontes da indústria da carne australiana calculam que pelo menos 500 mil cabeças de gado morreram por causa da inundação sem precedentes nos primeiros dias de fevereiro de 2019. O serviço meteorológico australiano informou que, num período de 12 dias, a região de Townsville, na costa nordeste, recebeu mais de 2 mil milímetros de chuva.

Inundações em 2019

Inundações devastadoras matam gado, destroem fazendas e prejuízo é incalculável

Os fazendeiros de Kimberley enfrentam uma espera angustiante para avaliar a extensão das perdas de gado e danos à infraestrutura devido às inundações recordes no noroeste da Austrália nesta semana.  

As inundações de Kimberelys 2023, são cenas absolutamente devastadoras. “Por favor, mantenham os moradores, pastores e comunidades de Kimberley em mente enquanto eles tentam se recuperar após grandes perdas de casas, infraestruturas e gado”, diz perfil que traz algumas das imagens mais assustadoras.

Confira algumas das imagens compartilhadas por @whirlybird.photography das inundações em 2023

“Vimos o impacto devastador de uma das piores inundações nos últimos 100 anos”, disse ele.Primeiro-ministro Anthony Albanes

“Essas inundações estão tendo um impacto devastador, muitas dessas comunidades… são comunidades que enfrentam dificuldades, e os recursos simplesmente não existem no local”, disse Albanese a repórteres na cidade de Geelong, no estado de Victoria.

As enchentes atingiram o pico nas proximidades de Mannum , com dados de satélite da SES mostrando que mais de 3.400 propriedades foram inundadas pela enchente do rio Murray. Para uma família de Murraylands, isso significa ser forçado a vender suas vacas leiteiras e fazendas depois que uma quebra de dique causou a inundação de toda a sua propriedade.

A família Smart passou quase 40 anos construindo seu império de laticínios e, em poucos dias, ele se tornou inexistente. A família Smart está colocando suas vacas leiteiras e a fazenda Mypolonga no mercado depois que toda a propriedade foi inundada.

“Perdemos tudo. Tudo está debaixo d’água. Sabíamos que estava chegando, mas não havia nada que alguém pudesse fazer”, Shelley Johnston.

A família Smart está colocando suas vacas leiteiras e a fazenda Mypolonga para a venda, já que toda a propriedade foi inundada.

ABC: Che Chorley
ABC: Che Chorley

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM