Grande prejuízo, mais de 727.000 cabeças de gado morreram devido a inundações e chuvas que afetam o Paquistão, o número está aumentando rapidamente, além do grande número de óbitos da população.
Em todo o país, onde centenas de milhares de bovinos morreram devido à doença de pele irregular, agora houve mortes em larga escala de gado devido a inundações e chuvas. A monção, que geralmente dura de junho a setembro, é essencial para a irrigação das plantações e para a reposição dos recursos hídricos do subcontinente indiano. Mas também traz sua parcela de drama e destruição a cada ano. Essa inundação já causou a morte de mais de 700.000 bovinos; Vídeo!
A Monção é a designação dada aos ventos sazonais, em geral associados à alternância entre a estação das chuvas e a estação seca, que ocorrem em grandes áreas das regiões costeiras tropicais e subtropicais. A palavra tem a sua origem na monção do oceano Índico e sudeste da Ásia, onde o fenómeno é particularmente intenso.
O governo informou que mais de 80.000 hectares de terras agrícolas foram devastados e mais de 3.400 quilômetros de estradas e 157 pontes foram levadas. O rio Indo agora ameaça estourar suas margens, alimentado pelas águas de dezenas de rios e riachos montanhosos no norte, devido às chuvas recordes e ao derretimento das geleiras.
De acordo com a Autoridade Nacional de Gestão de Desastres (NDMA), de 14 de junho a 28 de agosto, de acordo com os dados recebidos das administrações distritais de todo o país, 727.144 bovinos morreram até agora. Segundo a Fazendas Progressivas, devido à morte do gado, há escassez de carne, leite, coalhada e derivados no país.
As autoridades do Paquistão informaram neste sábado (27) que no último período de 24 horas foram registradas mais 45 pessoas falecidas em decorrência das fortes chuvas que atingem a nação desde o início de junho, elevando o número total de vítimas para mais de 1000.
Já no campo, as mortes dos animais estão distribuídas da seguinte forma: Mais de 500.000 cabeças de gado morreram no Baluchistão, 8.771 em Khyber-Pakhtunkhwa, 23.000 em Punjab e 15.000 em Sindh. O porta-voz da Punjab Livestock, Dr. Asif Rafiq, disse que 266.700 cabeças de gado morreram em Rajanpur, 1.784 em Dera Ghazi Khan, 331 em Mianwali e cinco em Leh.
Veja os vídeos com a força das enchentes
Ele disse que 7.759 animais foram resgatados das áreas afetadas pelas enchentes com o apoio de agências de ajuda, e cerca de 250 animais estavam com as famílias resgatadas vivendo em barracas. Da mesma forma, mais de 187.000 bovinos de pequeno e grande porte foram vacinados contra o vírus que atinge os bovinos do país.
De acordo com os funcionários da pecuária, a febre aftosa, bem como doenças estomacais entre o gado, podem se espalhar nas áreas afetadas pelas enchentes.
De acordo com a pesquisa econômica do ano financeiro de 2021-22, o setor pecuário foi responsável por 61% dos produtos agrícolas de valor agregado do Paquistão, enquanto a participação da pecuária no PIB geral do Paquistão foi de 14%. Oito milhões de famílias da população rural do Paquistão criam gado e 35-40 por cento de sua renda vem do gado.
Durante o último ano financeiro, no entanto, o sector pecuário melhorou 3% e vários governos provinciais estão a tomar medidas para promover este sector.
Falando ao The Express Tribune, o agricultor progressista Aamir Hayat Bhandara disse que a morte de gado devido a enchentes e chuvas pode ser maior do que as estatísticas dos órgãos governamentais porque muitos casos de morte de gado não foram relatados.
Disse que com a morte do gado e a destruição das lavouras, a situação econômica das famílias cuja vida dependia apenas da renda obtida do leite e da carne de gado se deterioraria ainda mais, mas também “daria um golpe na economia do país”. economia”.
Ele disse que a escassez de carne, leite, coalhada e produtos lácteos começou em todo o país. Ele apelou às agências de ajuda que onde eles estavam fornecendo comida para humanos, eles também deveriam providenciar forragem para o gado.
De acordo com a Dairy and Cattle Farmers Association, havia atualmente mais de 8.000 vacas e búfalos no Paquistão, cujo valor era superior a INR 16.000 bilhões e eram a capital mais valiosa do país.
- Frigorífico móvel que faz o abate de bovinos na própria fazenda
- Fundos agrícolas já podem ser indicados à calculadora da Receita
- Reforma tributária isenta cesta básica de impostos
- Volta de Trump ao poder deve acirrar concorrência agrícola entre Brasil e EUA
- População empregada no agronegócio cresce 2% no 3º tri de 2024
Eles fornecem 130 milhões de litros de leite para o Paquistão diariamente, cujo valor é de INR 13 bilhões por dia e INR 4.745 bilhões por ano. De acordo com as estimativas do governo, 70 por cento do gado total do país era do Punjab e 85 por cento do gado foi criado por pequenos agricultores com 2 a 10 cabeças de gado cada.
Com metade do país debaixo d’água, o governo decretou estado de emergência nacional para lidar com os problemas e anunciou uma implantação completa do exército em todas as quatro províncias e na região norte de Gilgit-Baltistão para apoiar a administração civil.