Instituto deve contratar empresa para realizar serviço de controle de javalis

Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina está com um projeto piloto para contratar empresa para fazer o controle de javalis em pontos específicos

Com uma capacidade notável de adaptação e reprodução acelerada, o javali tem causado prejuízos tanto no âmbito ambiental quanto econômico. Sua presença desencadeou uma série de impactos negativos, que vão desde a destruição de habitats naturais até danos em plantações agrícolas e riscos à saúde pública.

A presença do javali no Brasil é uma característica que desperta preocupação crescente entre especialistas, organizações ambientais e comunidades rurais. Originário da Europa e do norte da África, esse animal foi introduzido no país inicialmente como fonte de alimento durante a colonização europeia. Desde então, sua população vem crescendo de forma exponencial, sobretudo nos últimos anos, gerando uma série de impactos ambientais, econômicos e sociais.

A falta de políticas eficazes de controle populacional e a presença de criadores clandestinos são fatores apontados para a rápida expansão do javali pelo território brasileiro. A introdução deliberada de javalis em áreas naturais por adeptos da caça também foi registrada, o que agrava ainda mais o problema da dispersão desses animais.

Para resolver esse problema o Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina está com um projeto piloto para contratar empresa para fazer o controle de javalis em pontos específicos: Parque Estadual Rio Canoas, em Campos Novos e no Parque Estadual Fritz Plaumann em Concórdia.

As empresas interessadas devem apresentar propostas até o dia 15 de agosto (clique aqui). Os animais abatidos servirão para estudo da Embrapa, a fim de melhorar o controle da população da espécie invasora e que provoca grande devastação nas lavouras.

Controle de javali (Sus scrofa), a partir do método de armadilha de rede tipo curral, a ser realizado em campanhas com duração de 21 dias cada, sendo duas campanhas no Parque Estadual Rio Canoas, em Campos Novos e três campanhas no Parque Estadual Fritz Plaumann, em Concórdia.

Segundo o comunicado o objetivo é encontrar empresas que apresentarem comprovada capacidade técnica para executar os serviços, de acordo com a análise dos portfólios.

Será encaminhado para as empresas da lista curta uma carta-convite e o termo de referência contendo o detalhamento dos serviços a serem executados, forma de apresentação das propostas financeiras e forma de execução das atividades, aprovação e apresentação dos produtos e pagamento.

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM