Com o uso adequado de técnicas de melhoramento genético, é possível melhorar características de interesse na produção animal.
Com o objetivo de oferecer capacitação técnica em melhoramento genético, o Instituto de Zootecnia (IZ-Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, realizará, em Nova Odessa, no dia 10 de julho, o curso “Introdução ao Melhoramento Genético Animal: como e o que selecionar”.
Organizado pelo pesquisador Anibal Eugênio Vercesi Filho, do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Genética e Biotecnologia do IZ, o curso será destinado a produtores rurais, alunos e técnicos interessados no assunto.
Com o uso adequado de técnicas de melhoramento genético, é possível melhorar características de interesse na produção animal, como ganho de peso, qualidade de carne, qualidade e produção de leite e conversão alimentar.
Para atender este objetivo é necessária a seleção criteriosa de reprodutores, selecionando genes específicos que controlam estas características.
Apesar de ser uma ferramenta indispensável para aumento da qualidade e produtividade animal, muitos pecuaristas e até profissionais da área têm dificuldade em sua execução.
Neste contexto, o curso apresentará, através de conteúdo teórico e exemplo prático, aspectos importantes a serem considerados na elaboração de um programa de melhoramento genético.
“Utilizaremos como exemplo a cadeia produtiva do leite, fornecendo capacitação teórica para o entendimento sobre o funcionamento de um programa de melhoramento genético”, afirma Vercesi.
As palestras “Objetivos de seleção em um programa de Melhoramento Genético” e “Como interpretar um catálogo de sêmen”, vão ajudar o participante a entender o porquê e como realizar um programa de melhoramento genético animal e, oportunamente tirar as dúvidas sobre o assunto.
Fonte: Ascom IZ / Governo de SP
VEJA TAMBÉM:
- Santa Catarina impressiona com produtividade da safra de feijão 2023/2024
- Catástrofe climática e desconforto térmico no outono prejudicaram produção leiteira no RS
- Exportação de café e algodão do Brasil já supera junho do ano passado, diz Secex
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.