A onda de calor está prevista para começar na quinta-feira (14) e deve persistir até o domingo (17), afetando principalmente o centro-sul do país. O Inmet emitiu um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) para o fenômeno
A partir desta quinta-feira (14), o Brasil enfrentará uma intensa onda de calor, elevando as temperaturas a mais de 40°C em pelo menos oito estados, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A onda de calor está prevista para começar na quinta-feira (14) e deve persistir até o domingo (17), afetando principalmente o centro-sul do país. Esta região inclui o Rio Grande do Sul, que até agora não experimentou um calor tão intenso nesta primavera. Além disso, as regiões Norte e Nordeste também serão impactadas, com temperaturas elevadas previstas nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, interior de São Paulo, Goiás e Bahia.
O Inmet emitiu um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) devido à persistência do fenômeno por, pelo menos, quatro dias consecutivos. O alerta destaca que a intensidade não está apenas relacionada aos desvios de temperatura absolutos, mas também à duração do evento.
Até novembro de 2023, o Brasil já enfrentou o impacto de oito ondas de calor, sendo a mais recente entre os dias 8 e 19 de novembro. Esta onda se destacou pelo recorde de temperatura, atingindo 44,8°C em Araçuaí (MG) e pela sua duração, marcando oito dias consecutivos.
Com o aumento das temperaturas nos próximos dias, a presença de umidade na atmosfera propiciará a formação de áreas de instabilidade, podendo desencadear temporais isolados. Espera-se rajadas de vento acima de 70 km/h, granizo e chuvas intensas, principalmente na região Sul.
No domingo (17), a aproximação de uma frente fria causará o pico de calor durante a tarde na maioria das regiões, aumentando a probabilidade de temporais. A influência do vento quente e úmido de noroeste favorecerá a ocorrência de tempestades em grande parte do Sul do Brasil.
Na segunda-feira (18), com o deslocamento da frente fria, aumento da umidade e a mudança dos ventos de sul a sudeste, as temperaturas sofrerão um acentuado declínio, especialmente na região Sul, encerrando a onda de calor e trazendo temperaturas mais amenas para esta época do ano.
Escrito por Compre Rural.
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.