Segundo as previsões, grandes acumulados são esperados em algumas regiões, com risco de tempestades e granizo, especialmente devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT); confira a previsão
O Brasil está se preparando para enfrentar um período de chuvas intensas e temperaturas elevadas nas próximas duas semanas, alertou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo as previsões, acumulados de chuva acima de 80 mm são esperados em algumas regiões, com risco de tempestades e granizo, especialmente na região amazônica e no Pará, devido à influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Nordeste
No Nordeste, espera-se pancadas de chuva localmente fortes, com destaque para o centro-norte da região, onde os volumes podem superar os 70 mm. No sul da Bahia, as chuvas serão mais isoladas e menos intensas, mantendo as temperaturas elevadas.
Centro-Oeste
Em parte do Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso, são esperadas chuvas que podem ultrapassar os 80 mm, enquanto em outros estados serão mais irregulares, com acumulados em torno de 40 mm.
Sudeste
No Sudeste, a previsão é de dias quentes e secos, com possíveis pancadas isoladas de chuva no nordeste de Minas Gerais ao final da semana.
Sul
No Sul, a semana começará com tempestades no centro-sul do Rio Grande do Sul, acompanhadas de raios, ventos fortes e possíveis granizos. A partir do dia 7, espera-se um período mais quente e seco na região.
Previsão de calor
Para os próximos dias, o centro-sul do país enfrentará um aumento significativo nas temperaturas máximas, podendo ultrapassar os 35°C em algumas áreas. No dia 4 de abril, as temperaturas máximas podem atingir até 38°C em regiões como Roraima, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Por outro lado, áreas como Distrito Federal, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Paraíba e Alagoas devem registrar máximas mais amenas, em torno de 28°C.
Quanto às mínimas, espera-se que grande parte do centro-sul do país registre valores inferiores a 20°C, enquanto no Norte e Centro-Oeste, as mínimas podem superar os 25°C. Para o dia 7 de abril, as previsões indicam que as temperaturas mínimas ultrapassem os 24°C em áreas de Roraima, Amazonas e Rondônia, além de locais pontuais em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Já regiões que se estendem do sul da Bahia até o Rio Grande do Sul poderão enfrentar mínimas inferiores a 22°C, com valores ainda menores que 16°C em áreas serranas da Região Sul.
Escrito por Compre Rural.
VEJA TAMBÉM:
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Juliana Freire sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.