Hoje, dia 24 de fevereiro, a pecuária se despede de um dos maiores selecionadores de um dos maiores criatórios de Indubrasil do país.
A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) divulgou, na data de hoje, uma nota de pesar lamentando o falecimento do pecuarista e médico Renato Miranda Caetano Borges. Pai do atual diretor Financeiro da entidade, Rodrigo Caetano Borges, ele se despediu na madrugada desta quinta-feira (24), aos 83 anos, deixando um importante legado para a pecuária zebuína nacional.
Grande referência na criação de animais Indubrasil, o pecuarista desenvolvia importante trabalho de seleção em duas fazendas – Cassu e Tamboril Cassu, situadas em Uberaba (MG). “A história da raça Indubrasil se mistura com a história da família Caetano Borges, e isso nos conforta, pois sabemos que apesar do distanciamento físico que teremos a partir de agora, a memória do Dr. Renato, e toda a contribuição dele para a pecuária, jamais serão esquecidas. Lamento muito a perda, e deixo aqui meus sentimentos a toda a família, em especial ao meu amigo de diretoria Rodrigo, que sem dúvidas nenhuma tem continuado o trabalho do pai com muita dedicação”, destaca Rivaldo Machado Borges, presidente da ABCZ.
Rivaldo Júnior relembra ainda que a partir do pioneirismo da família Caetano Borges no desenvolvimento da Indubrasil, o pecuarista encabeçou um forte projeto de melhoramento genético para moldar o padrão racial que sonhava. O trabalho desenvolvido por ele representa um marco na pecuária zebuína brasileira e originou uma genética que está presente nos melhores rebanhos de Indubrasil do país.
Associado de longa data, Renato recebeu na ExpoZebu 2019 um importante reconhecimento da entidade, tendo levado para casa dois troféus, sendo um deles o de ‘Melhor Criador da Raça Indubrasil’ e o de ‘Melhor Expositor da Raça Indubrasil’.
Renato Miranda Caetano Borges deixa a esposa, Sônia Maria Cunha Caetano Borges, e quatro filhos. À família e amigos, a ABCZ presta solidariedade e os mais profundos sentimentos.
Após o comunicado do falecimento, o Presidente da Associação Brasileira dos Criadores da Raça Indubrasil, Roberto Fontes de Gois, também manifestou pesar por meio de uma nota. Confira na íntegra:
Associação Brasileira dos Criadores da Raça Indubrasil – Nota de Pesar
O presidente da Associação Brasileira dos Criadores da Raça Indubrasil, com sede em Uberaba, Estado de Minas Gerais, Roberto Fontes de Gois, em nome de todos os associados da Instituição de representação nacional, expressa profunda tristeza pelo falecimento do grande selecionador da raça, Sr. RENATO MIRANDA CAETANO BORGES.
Por esta singela NOTA DE PESAR, enviamos nossas sinceras condolências á querida família.
O velório será na Funerária LIV – Av. Edilson Lamartine Mendes, 137 – Parque das Américas – Uberaba-MG, a partir das 12hrs.
Fazenda Cassu é o berço do Indubrasil
A história da Fazenda Cassu começa antes da energia elétrica chegar ao país, quando o Brasil ainda era manchado pela escravidão. A Fazenda é o berço do Indubrasil, há 110 anos a família Caetano Borges realizando cruzamento entre as raças Gir, Nelore e Guzerá, observou que os produtos nascidos apresentavam resultados muito interessantes.
Com aprimoramento e um sério trabalho de seleção nasce então o Indubrasil, um zebuíno rústico e que produz essencialmente a pasto, mas que responde com grande eficiência a um sistema de produção mais intensivo. Raça zebuína 100% nacional.
Adaptado de Pecuária Brasil