Índice de Poder de Compra de Fertilizante continua favorável ao agricultor

O resultado do IPCF deste mês é um reflexo da queda no preço das commodities (-5.2%), puxada pela queda no milho e da soja.

O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) de maio fechou em 0,99, ante 0,96 de abril. O cenário continua favorável para o agricultor, permitindo uma boa relação de troca, ou seja, revela boa rentabilidade para o produtor rural.

O resultado do IPCF deste mês é um reflexo da queda no preço das commodities (-5.2%), puxada pela queda no milho (cerca de 19%) e da soja (cerca de 7%) em função de três principais fatores: a expectativa para a safrinha brasileira que deve trazer um volume recorde para o mercado; as perspectivas em relação às safras americana de milho e soja que começou a ser plantada e conta com boas previsões climáticas; e a renovação do acordo de exportação do corredor de exportação no Mar Negro, que permite que a Ucrânia escoe sua safra de milho. O preço dos fertilizantes também apresentou uma queda média de 8%.

O momento é de planejamento de compras de insumos pelo produtor rural que visa evitar enfrentar os atrasos que podem ser causados por sobrecargas logísticas.

Entendendo o IPCF

O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic Fertilizantes e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.

Fonte: Assessoria

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM