Dados do Cepea mostram que a última desvalorização desse biocombustível havia sido verificada na primeira dezena de outubro de 2025.
Na primeira semana de fevereiro, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado (estado de São Paulo) fechou a R$ 3,0496/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), com queda de 1,26% frente ao do período anterior.
Dados do Cepea mostram que a última desvalorização desse biocombustível havia sido verificada na primeira dezena de outubro de 2025. Esse resultado está atrelado sobretudo à baixa liquidez no mercado spot do estado paulista.
Pesquisadores do Cepea relatam que o volume total negociado do biocombustível até chegou a crescer na comparação com o período anterior, mas a maior parte dos fechamentos envolveu pequenas quantidades.
Nem mesmo a proximidade do carnaval movimentou quantidades maiores. No front externo, as exportações brasileiras de etanol somaram apenas 43,3 milhões de litros, volume 74% menor que o de dezembro/25 e bem abaixo dos 179 milhões de litros escoados há um ano, conforme apontam dados da Secex.
Trata-se, também, do menor volume desde fevereiro/25, quando os embarques somaram pouco mais de 39 milhões de litros.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Exportadores dos EUA vendem 264 mil t de soja à China
- Exportação de carne bovina atinge recorde em janeiro, aponta Abiec
- Novo painel do Zarc moderniza consulta às janelas de plantio e reforça gestão de riscos na agricultura
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.