![Indea orientou medidas sanitárias que os apicultores precisam adotar para proteger suas produções, após confirmação de ocorrência do besouro das colmeias em Rondonópolis.](https://www.comprerural.com/wp-content/uploads/2025/02/SHB-comb-mob_1600x-750x430.jpg)
Indea orientou medidas sanitárias que os apicultores precisam adotar para proteger suas produções, após confirmação de ocorrência do besouro das colmeias em Rondonópolis.
O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea) emitiu, nesta terça-feira (4.2), uma nota técnica na qual confirma o registro da primeira ocorrência de Aethina tumida, popularmente conhecido como o pequeno besouro das colmeias (PBC), em Mato Grosso. O inseto ataca as colmeias de abelhas e torna o mel impróprio para consumo humano.
A nota também orienta as medidas sanitárias que os apicultores precisam adotar para proteger suas colmeias.
No documento de número 01/2025, o Indea comunica que o caso foi detectado em um apiário de Rondonópolis, após os produtores acionarem o órgão.
No processo de investigação, ficou comprovado que havia a presença do PBC em três colmeias, após análise das amostras pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Goiânia.
De acordo com o coordenador de Defesa Sanitária do Indea e médico veterinário João Marcelo Néspoli, as larvas do besouro são as maiores causadoras de danos, pois se alimentam das larvas das abelhas e do pólen, além de perfurar os favos de mel ao movimentarem-se, causando a fermentação do mel e pólen, que se tornam impróprios para consumo humano.
![Indea orientou medidas sanitárias que os apicultores precisam adotar para proteger suas produções, após confirmação de ocorrência do besouro das colmeias em Rondonópolis.](https://controle.comprerural.com/wp-content/uploads/2025/02/besouro-mel.jpg)
“Nossa equipe está trabalhando para o controle dessa praga, mas os apicultores precisam adotar as boas práticas de prevenção e controle, além de notificar a possível presença ao Indea”, comenta Néspoli.
Nas medidas sanitárias sugeridas pela nota técnica, está o cadastramento, ou a atualização do cadastro, da produção junto ao Indea para se ter a dimensão da ação efetiva de controle de pragas; notificar o órgão em caso de suspeita da ocorrência do Pequeno Besouro das Colmeias no apiário e meliponários; inspecionar regularmente as colmeias (ao abri-las, observar atentamente a tampa, as laterais, o fundo, as frestas, os quadros e os favos para detectar a presença do besouro); raspar periodicamente o acúmulo de própolis e de cera da tampa, das molduras dos quadros, das paredes e do fundo das colmeias, que podem servir de abrigo para o besouro e dentre outras orientações na nota em anexo ao final da matéria.
Em caso de suspeita, o Indea sugere que procure uma unidade mais próxima. A lista das unidades você confere aqui ou pelo 0800-065-3015.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Colheita de soja avança a 33% da área no PR, diz Deral; 21% do milho está colhido
A colheita do milho primeira safra 2024/25 avançou para 21% da área cultivada no Paraná em comparação com 11% na semana passada.
Continue Reading Colheita de soja avança a 33% da área no PR, diz Deral; 21% do milho está colhido
Distribuidoras querem dispensa do mandato de mistura do biodiesel ao diesel
Possibilidade do pedido à ANP vem em resposta a uma suposta escalada das fraudes ligadas ao alto preço do combustível renovável.
Continue Reading Distribuidoras querem dispensa do mandato de mistura do biodiesel ao diesel
Carne suína/ABPA: exportação supera pela 1ª vez barreira de 100 mil t em janeiro
O resultado é o maior da série histórica para o mês de janeiro, e é a primeira vez que o setor registra volumes acima de 100 mil toneladas para o período.
Continue Reading Carne suína/ABPA: exportação supera pela 1ª vez barreira de 100 mil t em janeiro
IPCA desacelera para 0,16%, menor taxa para janeiro desde 1994
O índice ficou 0,36 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de dezembro (0,52%). Com isso, o acumulado em 12 meses recuou para 4,56%.
Continue Reading IPCA desacelera para 0,16%, menor taxa para janeiro desde 1994
Calor pode gerar prejuízo de até 10% na produção gaúcha de leite
Criadores de gado leiteiro estão apreensivos com calor excessivo e falta de chuva; Presidente da Gadolando estima redução de até 10% na produção gaúcha de leite por causa da estiagem
Continue Reading Calor pode gerar prejuízo de até 10% na produção gaúcha de leite
Grupo do agro com dívida de R$ 80 milhões entra em recuperação judicial
Segundo a Serasa Experian, Goiás foi o segundo estado com mais pedidos de recuperação judicial por produtores rurais em 2024. Especialista comenta que casos devem aumentar neste ano.
Continue Reading Grupo do agro com dívida de R$ 80 milhões entra em recuperação judicial