Inclusão da fitase na alimentação de aves melhora biodisponibilidade de fósforo e outros minerais

No caso das aves, o desafio se intensifica na absorção do fósforo presente na alimentação.

O texto aborda um dos principais desafios da cadeia de produção de proteínas animais: o fornecimento adequado de nutrientes para um balanceamento perfeito da dieta, aliado a custos compatíveis e à garantia da melhor conversão alimentar. No caso das aves, o desafio se intensifica na absorção do fósforo presente na alimentação.

Fabio Zotesso, da Auster Nutrição Animal, explica que o fósforo das fontes vegetais é complexado na molécula do fitato, tornando-o indisponível para as aves. Sem a quebra dessa molécula pela ação da fitase, as aves não conseguem absorver o fósforo fítico e acabam excretando-o. A inclusão da fitase na dieta não só facilita a absorção desse nutriente como também reduz a necessidade de suplementação de fósforo em até 60%, dependendo dos preços dos insumos da dieta.

A redução é significativa, pois o fósforo está presente na dieta das aves, mas fora do alcance do seu metabolismo sem a ação da fitase. No entanto, é fundamental administrar a dosagem correta para alcançar os efeitos desejados. Uma dosagem padrão disponibiliza apenas parte do fósforo presente nos vegetais. Por outro lado, a superdosagem, que pode variar de três a cinco vezes a dose padrão, minimiza os efeitos antinutricionais do fitato e melhora a eficiência alimentar.

Com a maior disponibilidade de fósforo e outros minerais no organismo das aves, há uma otimização dos processos metabólicos, resultando em melhor mineralização óssea, integridade da pele e patas, redução de miopatias e melhora no status imunológico. Esses benefícios, segundo Zotesso, potencializam a produtividade, demonstrando o comprometimento da Auster em desenvolver soluções inovadoras para a nutrição animal.

Isadora Fabris
Texto Comunicação Corporativa

VEJA TAMBÉM

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM