Incidência de fungos pelas chuvas afeta qualidade do trigo em RS

A estimativa de rendimento inicial era de 2.614 quilos por hectare, e agora a projeção é de 2.146 quilos por hectare. 

A colheita de trigo atingia 72% da área, que abrange 172 mil hectares, na região de Bagé, no Rio Grande do Sul, até a semana passada. De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater, Guilherme Zorzi, em entrevista exclusiva à Agência SAFRAS, as lavouras restantes estão maduras. A expectativa é de que os trabalhos sejam concluídos até o final do mês, caso o clima seja favorável.

“Nos últimos sete dias, um volume expressivo de chuvas, especialmente no sábado e no domingo, impactou consideravelmente a safra. Regiões como Campanha, Maçambará, Manoel Viana e São Borja receberam mais de 200 milímetros no acumulado da semana”, disse.

Segundo Zorzi, esse volume, praticamente o dobro da média mensal, comprometeu a qualidade dos grãos e causou problemas como tombamento das plantas. O engenheiro explicou que a incidência de precipitações constantes, principalmente em setembro e outubro, favoreceu o desenvolvimento de fungos,  impactando a produtividade. A estimativa de rendimento inicial era de 2.614 quilos por hectare, e agora a projeção é de 2.146 quilos por hectare. 

“Muitos produtores enfrentam dificuldades para obter uma classificação satisfatória, resultando em perda de valor comercial, visto que muitos dos grãos colhidos estão sendo destinados à produção de ração a preços significativamente mais baixos”, relatou.

Zorzi afirma que o cenário é desafiador, com quebras de produtividade de quase 18% em nível regional. Municípios importantes como São Borja e Manoel Viana enfrentam quebras em torno de 40%, enquanto Maçambará e Caçapava do Sul registram 20% e 30%, respectivamente. Além disso, os produtores estão lidando com a complexidade da produção de ração, uma vez que os grãos contaminados por fungos podem causar problemas aos animais.

Fonte: Agência Safras

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM